IC operador
Designação breve dos comboios intercidades.
ICE exploração
Abreviatura de "InterCity Express": Comboio de alta velocidade da DB, equipado com motores de corrente trifásica, comando por microprocessadores e carruagens com caixas estanques à pressão. No decurso dos ensaios, este comboio atingiu os 407 km/h. Constitui, desde 1991, com uma velocidade máxima de 250 km/h, o suporte principal do tráfego Intercidades na Alemanha.
ICET exploração
Abreviatura de Instrução Complementar de Exploração Técnica: documento que contém textos de aplicação restrita da matéria já regulamentda nas I.E.T.
ICS exploração
Abreviatura de Instrução Complementar de Segurança: documento onde são integrados os textos de aplicação restrita ou de interpretação e clarificação da matéria já regulamentada no RGS, de carácter permanente ou temporário.
Ida exploração
Viagem desde o ponto de partida de uma determinada composição, até à sua chegada a destino.
Ida e volta exploração
Viagem desde o ponto de partida de uma determinada composição, até à sua chegada a destino, com regresso pelo mesmo percurso.
identificação de defeitos geral
Método de detecção manual ou automática dos defeitos, com vista a garantir a fiabilidade (sistema auxiliar de diagnóstico).
IET exploração
Abreviatura de instrução de Exploração Técnica: documento que regulamenta o exercício das actividades de exploração que não estão por regra directamente relacionadas com a segurança da circulação.
ignifugar geral
Apagar o fogo; evitar a combustão.
ignífugo construção civil
Diz-se de um material combustível mas não inflamável, ou seja, queima mas sem chama.
ignitrão geral
Rectificador de vapor de mercúrio, no qual a corrente passa como um arco entre o ânodo e o cátodo de mercúrio.
IGS exploração; sinalização
Abreviatura de Instrução Geral de Sinalização: documento que se refere a matéria descritiva e de utilização, relativa aos diversos tipos de equipamento de sinalização e segurança.
igualizador telecomunicações
Dispositivo que permite compensar a distorção do tempo de propagação de grupo e/ou de enfraquecimento.
igualizador auto-adaptativo telecomunicações
Dispositivo de um "modem" para a compensação automática da distorção do tempo de propagação de grupo e/ou da atenuação.
igualizador automático telecomunicações
Parte de um "modem" de compensação automática da distorção do tempo de propagação de grupo e/ou da atenuação.
igualizador da distorção do tempo de propagação de grupo 
Rede correctora destinada a reduzir a distorção do tempo de propagação de grupo na banda de frequências a transmitir, de modo que a distorção resultante se mantenha dentro dos limites fixados.
igualizador de compromisso telecomunicações
Igualizador instalado na parte de recepção de um "modem" antes do desmodulador e regulado para o valor médio das características da linha.
igualizador de distorção de atenuação telecomunicações
Rede correctora cuja curva de atenuação em função da frequência é inversa à da linha, de modo que a atenuação resultante seja constante ou permaneça dentro de determinados limites de tolerância.
igualizador de distorção de enfraquecimento telecomunicações
Rede correctora cuja curva de atenuação em função da frequência é inversa à da linha, de modo que a atenuação resultante seja constante ou permaneça dentro de determinados limites de tolerância.
ilhó de encerado material circulante
As argolas (ilhós) do encerado servem para amarrar o encerado ao vagão, em caso de mercadorias carregadas em vagões abertos.
imobilização material circulante
Acção de impedir um veículo de circular, por motivos técnicos.
imobilização material circulante
Acção de impedir o movimento de uma roda através de um calço.
imobilização material circulante
Acção de impedir um veículo de circular, por motivos técnicos.
imobilização das lanças da agulha via
Acção de impedir o funcionamento das lanças de um Aparelho de Mudança de Via.
imobilização de um veículo material circulante
Acção de impedir um veículo de circular, por motivos técnicos.
imobilização para abate material circulante
Acção de impedir um veículo de circular, destinando-o a ser abatido ao efectivo.
imobilização para demolição material circulante
Acção de impedir um veículo de circular, destinando-o a ser demolido.
imobilização temporária material circulante
Acção de impedir temporariamente um veículo de circular, por motivos técnicos.
Imobilizações economia e finanças
Acto de passagem de bens de uma empresa à conta de imobilizados.
Imobilizado economia e finanças
Conjunto de bens duradouros: corpóreos (edifícios, pontes e outros deste tipo) e incorpóreos (estudos, participações em capitais de outras empresas e outros), de propriedade de uma empresa e que se encontram contabilizados na rubrica Imobilizado do Plano Oficial de Contabilidade (POC).
Impacto de aves ambiente; material circulante
Colisão de aves com veículos em movimento, em particular contra a parte frontal da cabina de condução.
Impacto visual ambiente
Efeito da construção e da ulterior utilização de uma infra-estrutura (por exemplo de transporte) sobre a paisagem circundante.
Impedância electricidade
Valor, para um determinado circuito, do quociente entre a tensão eficaz aplicada ao circuito e a intensidade eficaz da corrente que o percorre.
Impedância característica 
Para uma linha uniforme, a impedância com que é necessário terminar uma extremidade para que a impedância da outra extremidade tenha o mesmo valor.
Impedância-imagem 
Impedâncias de terminação de um quadripolo linear passivo, de modo que em cada um dos seus acessos as impedâncias obtidas em ambos os sentidos sejam iguais em módulo e argumento.
Impedimento à entrega operador
Impossibilidade de entrega da mercadoria ao destinatário indicado no documento de transporte, por motivo de ausência, recusa ou por qualquer outro motivo.
Impedimento ao transporte operador
Obstáculo que, de um modo temporário ou definitivo, se opõe à continuação do transporte nas condições inicialmente previstas.
Impedimento de transporte operador
Obstáculo que, de um modo temporário ou definitivo, se opõe à continuação do transporte nas condições inicialmente previstas.
Impermeabilidade geral
Característica de certos materiais que não são atravessados pela água.
Implantação de sinais via; sinalização
Escolha da localização dos sinais de modo a garantir as necessárias condições de: visibilidade, distância ao ponto protegido, posição em relação à via e aos outros sinais, gabari de obstáculos e outras. 50(821) IEC
Importância geral
Uma certa quantidade de dinheiro.
Impregnação das travessas via
Processo de protecção biológica de travessas de madeira, normalmente através de embebimento com creosoto, por forma a prolongar a sua vida útil. Dos dois métodos conhecidos: de Ruping (célula vazia) e de Bethel (célula cheia), é o primeiro o adoptado entre nós.
impulsão material circulante
No caso da motorização linear, é a força que actua no sentido da marcha ou a força de frenagem que actua em sentido inverso.
impulso material circulante
No caso da motorização linear, é a força que actua no sentido da marcha ou a força de frenagem que actua em sentido inverso.
Impulso geotecnia
Na acepção "impulso de terras", é a força resultante das acções ou reacções entre um maciço terroso e um suporte. Esta força pode variar desde um valor mínimo (força de acção das terras), chamado impulso activo, até um valor máximo (força de reacção) chamado impulso passivo.
Impulso de ignição electricidade; material circulante
Sinal eléctrico para o comando da condutividade dos semicondutores de potência, por exemplo de tirístores. Caracteriza-se pela sua rápida velocidade de subida e curta duração.
imputação de tráfego exploração; planeamento
No âmbito das relações origem-destino, é a imputação dos fluxos de tráfego aos diversos troços de um itinerário ou de uma linha, com vista a determinar o tráfego global desse itinerário ou dessa linha.
imputar a uma conta economia e finanças
Atribuir uma despesa a uma determinada rubrica orçamental.
Imputrescibilidade geral
Característica de certos materiais que não são sujeitos a alterações por deterioração.
Incidente geral
Ocorrência.
Incidente de exploração exploração
Toda a ocorrência verificada num determinado instante, perturbadora do normal desenvolvimento do serviço ferroviário.
incidente de frenagem material circulante
Ocorrência perturbadora do normal desenvolvimento do serviço ferroviário, tendo como causa um funcionamento deficiente dos freios.
Incidente ferroviário exploração
Toda a ocorrência verificada num determinado instante, perturbadora do normal desenvolvimento do serviço ferroviário, directa ou indirectamente relacionada com a segurança da circulação, e com a implicação na sua regularidade, mas que da qual não resultam vítimas nem danos materiais nas instalações e material ferroviário, nas mercadorias transportadas ou em bens pertencentes a terceiros.
Inclinação via
Tangente do ângulo formado pelo trainel com a horizontal. Exprime-se em percentagem e é positiva ou negativa conforme, no sentido da via, o trainel for em rampa ou declive.
inclinação 
No sentido lato: inclinação predominante do perfil longitudinal de uma via de circulação.
inclinação activa da caixa material circulante
Sistema em que, durante a circulação em curva, a caixa é inclinada através de dispositivos electropneumáticos e/ou hidráulicos, comandados por sistemas de regulação electrónica activados por detectores de curvas, que incluem acelerómetros e giroscópios.
Inclinação característica via
Inclinação predominante do perfil longitudinal de um troço de via.
inclinação característica dum troço de linha via
Inclinação predominante do perfil longitudinal de um troço de linha-férrea.
inclinação da caixa material circulante
Sistema em que, durante a circulação em curva, a caixa é inclinada através de dispositivos electropneumáticos e/ou hidráulicos, comandados por sistemas de regulação electrónica activados por detectores de curvas, que incluem acelerómetros e giroscópios.
inclinação de caixa activa material circulante
Sistema em que, durante a circulação em curva, a caixa é inclinada através de dispositivos electropneumáticos e/ou hidráulicos, comandados por sistemas de regulação electrónica activados por detectores de curvas, que incluem acelerómetros e giroscópios.
inclinação de entrada material circulante
Inclinação da caixa de um veículo à entrada de uma curva (dispositivo de comando da inclinação da caixa).
inclinação de entrada em curva material circulante
Inclinação da caixa de um veículo à entrada de uma curva (dispositivo de comando da inclinação da caixa).
inclinação longitudinal geral; via
Inclinação do eixo de uma via de comunicação no sentido longitudinal que, no caso das vias férreas, é normalmente expressa em mm/m (ou seja, em permilagem).
inclinação transversal via
Inclinação transversal da via férrea, relacionada com a curvatura da sua directriz em planta.
inclinação transversal via
Inclinação transversal de um troço de via érrea, relacionada com a curvatura da sua directriz em planta. No sistema Maglev, é determinada por um ângulo de inclinação (por exemplo 12 graus) relativamente ao eixo da via, de forma que transversalmente uma das extremidades é elevada, e a outra é rebaixada de igual valor. No sistema roda/carril, corresponde ao conceito de escala.
Inclinação transversal do carril via
Comumente designada por "tombo do carril", consiste numa ligeira inclinação do eixo vertical do carril, para o interior da via, a fim de garantir uma perfeita adaptação da face superior da cabeça (mesa de rolamento) ao aro dos rodados dos veículos, compensando a elasticidade da alma que, sob o efeito das cargas, se deforma. Em Portugal, esta inclinação é de 1:20, nas vias renovadas e de 1:15 nas vias clássicas não renovadas.
incorporação de um veículo material circulante
Incorporação de um veículo num comboio.
Incrustação geral
Marca constituída por um objecto fixado numa superfície, nivelado com ela e cuja cor dê contraste.
incrustação geral
Marca constituída por um objecto fixado numa superfície, nivelado com ela e cuja cor dê contraste.
Incumprimento exploração
Não respeito por exemplo por um horário ou por uma qualquer regulamentação.
indemnização economia e finanças
Compensação financeira para ressarcimento de danos ou prejuízos.
Indemnização compensatória economia e finanças
Compensação financeira atribuída como contrapartida pela imposição de obrigações inerentes à prestação de um serviço público.
indicação de libertação pelo DCE 
Pacote transmitido pelo DCE através da interface DTE - DCE para indicar a libertação da comunicação.
Indicação de um sinal exploração; sinalização
Ordem ou informação que o sinal transmite em função do seu aspecto. RGS II
Indicação mais restritiva do que outra exploração
Entende-se que uma indicação é mais restritiva do que outra quando aquela traduz um maior grau de condicionamento para um dado movimento. RGS II
indicador geral
Marcador de referência.
indicador de aproximação sinalização
Alvo rectangular, de cor branca normal ou de cor amarela revestida de material reflector, com traços pretos que podem ser inclinados, horizontais ou em V, consoante os sinais a que se referem, que anuncia ao maquinista a aproximação de um sinal. 50(821) IEC
indicador de aviso sonoro "S" sinalização
Placa colocada ao longo da via indicando ao maquinista que accione o sinal sonoro para avisar da aproximação do seu comboio. 50(821) IEC
indicador de débito material circulante
Aparelho instalado na cabina de condução, que avisa o maquinista da queda de pressão na conduta geral após a aplicação da frenagem de emergência, e que produz um sinal acústico quando a válvula do maquinista envia para a conduta geral mais ar comprimido do que o necessário à compensação das perdas resultantes de defeitos de estanquidade.
indicador de direcção sinalização
Sinal complementar do sinal principal que indica a direcção do itinerário estabelecido. 50(821) IEC
indicador de limite de manobras sinalização; via
Placa assinalando o limite que não deve ser ultrapassado pelos movimentos de manobras. 50(821)IEC
indicador de limite de resguardo sinalização; via
Bloco prismático colocado na entre-via, indicando pela sua aresta superior a posição limite de estacionamento do material circulante, sem perigo de colisão. 50(821) IEC
indicador de ocupação de linha sinalização; via
Dispositivo colocado ao longo da via que mostra ao maquinista se uma determinada secção de via está livre ou ocupada. 50(821) IEC
indicador de paragem material circulante
Sinal usado na SNCF que indica, na posição de fechado, paragem antes do sinal. Nessa posição, o indicador apresenta uma banda horizontal vermelho liminoso. Habitualmente usado para circulações em marcha à vista ou em manobras.
Indicador limite de resguardo via
Bloco prismático colocado na entre-via, indicando pela sua aresta superior a posição limite de estacionamento do material circulante, sem perigo de colisão. 50(821) IEC
indicativo telecomunicações
Conjunto de caracteres que identificam um teleimpressor.
indução electricidade
Densidade do fluxo magnético. Num campo homogéneo, a unidade de 1 Tesla é obtida quando o varrimento de uma superfície de 1 m2, perpendicular ao campo, induz um pico de tensão de 1 volt-segundo.
INDUSI material circulante; via
Sigla alemã de "Induktive Zugsicherung": sistema de protecção de comboios que, através de circuitos ressonantes indutivos colocados na via e de equipamentos de bordo correspondentes, verifica de modo pontual se as velocidades são cumpridas, se as frenagens são efectuadas e se os sinais de paragem são respeitados. Em caso de anomalia, o sistema desencadeia a aplicação automática dos freios.
indutância da carga electricidade
Indutância da carga (consumidor) eléctrica. Tem repercussões na alimentação de energia do sistema, podendo ser indesejável. Pode ser reduzida através de medidas de compensação adequadas.
indutância de alisamento electricidade
Componente eléctrico de elevada indutância, destinado a atenuar a ondulação da corrente. É necessário, em particular, no caso da tracção de corrente contínua ou alternada.
Indutância de compensação electricidade
Componente indutivo, com ou sem núcleo de ferro, para amortecer os picos de corrente durante as operações de ligação, ou para limitar as correntes de compensação que circulam, por exemplo, nos diversos ramos de um ondulador.
Indutância de comutação electricidade
Componente indutivo para circuitos electrónicos de potência (por exemplo onduladores) que, durante a comutação da corrente de um ramo para o outro, limita o aumento da corrente a valores aceitáveis.
indutância de filtragem das harmónicas electricidade
Componente indutivo utilizado em electrónica de potência, nas instalações com conversores, para reduzir as harmónicas de corrente durante as comutações.
indutância de limitação de corrente electricidade
Componente eléctrico (indutância) que limita a corrente ou a sua subida.
indutância para corrente contínua electricidade
Elemento indutivo que, no circuito intermédio de tensão contínua dos conversores, limita a velocidade de variação da corrente a valores não prejudiciais aos semicondutores e aos condensadores.
influência da via material circulante; via
Efeitos provocados por deficientes condições da via no conforto dos passageiros e no desgaste do material circulante.
influência dos defeitos da via material circulante; via
Efeitos provocados por deficientes condições da via no conforto dos passageiros e no desgaste do material circulante.
Infraescavação engenharia civil
Cavidade aberta numa estrutura de suporte ou fundação, por exemplo a base de pilar de uma ponte, por acção das águas. Esta anomalia, em geral, não é evidente a não ser quando detectada através de inspecção subaquática.
Infra-escavação engenharia civil
Cavidade aberta numa estrutura de suporte ou fundação, por exemplo a base de pilar de uma ponte, por acção das águas. Esta anomalia, em geral, não é evidente a não ser quando detectada através de inspecção subaquática.
infra-estrutura via magnética
Elementos constituintes da via magnética, que incluem as fundações e respectivas sapatas, e ainda, no caso da via elevada, os pilares e respectivas cabeças, bem como eventuais vigas de travamento entre os ditos pilares.
infra-estrutura exploração
Conjunto de todas as instalações fixas respeitantes às vias principais e de serviço e às estações necessárias à circulação ferroviária, incluindo edifícios afectos ao serviço das infra-estruturas, bem como o conjunto dos elementos referidos na parte A do Anexo I no Regulamento nº1108/70/CE.
Infra-estrutura via
Conjunto definido pelas camadas localizadas sob o balastro, aterros e taludes de escavação, sistemas de drenagem superficial e profunda e onde se incluem as obras de arte destinadas a suportar a via.
Infra-estrutura congestionada exploração
Secção da infra-estrutura relativamente à qual a procura de capacidade não pode ser integralmente satisfeita, mesmo após a coordenação dos vários pedisos de canais horários. Decreto-Lei nº270/2003 de 28 de Outubro
Infra-estrutura da via via
Plataforma da via férrea com bermas, valetas e taludes, ou estrutura especial, sobre a qual é colocada a super-estrutura da via.
infra-estrutura da via via
Conjunto definido pelas camadas localizadas sob o balastro, aterros e taludes de escavação, sistemas de drenagem superficial e profunda e onde se incluem as obras de arte destinadas a suportar a via.
Infra-estrutura da via via
Conjunto definido pelas camadas localizadas sob o balastro, aterros e taludes de escavação, sistemas de drenagem superficial e profunda e onde se incluem as obras de arte destinadas a suportar a via.
Infra-estrutura de transporte exploração
Conjunto de todas as instalações que permitem a exploração de um sistema de transporte. Compreende, em particular: vias, estações, instalações de sinalização e outras instalações de exploração.
Infra-estrutura de uma ponte estruturas; pontes
Parte da construção que compreende as fundações e as obras de apoio (encontros e pilares) de uma ponte.
Infra-estrutura ferroviária exploração
Conjunto de todas as instalações fixas respeitantes às vias principais e de serviço e às estações necessárias à circulação ferroviária, incluindo edifícios afectos ao serviço das infra-estruturas, bem como o conjunto dos elementos referidos na parte A do Anexo I Regulamento nº1108/70 /CE. Decreto-Lei nº270/2003 de 28 de Outubro
Infra-estruturas de transporte exploração
Conjunto de todas as instalações que permitem a exploração de um sistema de transporte. Compreende, em particular: vias, estações, instalações de sinalização e outras instalações de exploração.
inibição da acção do sinal de alarme material circulante
Dispositivo técnico que permite ao maquinista interromper uma frenagem de emergência e desapertar o freio, na sequência do accionamento do sinal de alarme, e evitar a paragem do comboio.
início de cabeçalho do bloco 
Carácter de controlo de transmissão utilizado como primeiro carácter do cabeçalho de uma mensagem de informação.
início de cantão de bloco exploração; sinalização
Início de um troço de via situado entre dois sinais de bloco sucessivos. 50(821) IEC
início de secção de bloco exploração; sinalização
Início de um troço de via situado entre dois sinais de bloco sucessivos. 50(821) IEC
início de texto 
Abreviadamente designado STX, sigla inglesa para "start to text" é um caractére de controlo de transmissão que precede um texto e é utilizado para terminar um cabeçalho.
Injecção engenharia civil
Acto de preenchimento, à pressão e com material aderente adequado, de vazios, por exemplo provenientes de fissuração, detectados em estruturas de alvenaria ou de betão, por forma a conferir-lhes coesão e comportamento homogéneo.
Inobservância geral
Falta de cumprimento (de regras, por exemplo)
insonorização geral
Redução do nível sonoro através de materiais colocados entre a fonte de ruído e o lugar onde se manifestem os efeitos do ruído (nível de ruído).
inspecção com martelo material circulante
Teste ao estado dos rodados das viaturas ferroviários, que consiste numa pancada cujo som é indicativo da existência de fissuração.
Inspecção de estruturas engenharia civil
Inspecção de construções (de aço, de betão e outras) durante o seu período de vida/utilização, a intervalos regulares e conforme prescrito por lei.
Instabilidade via
Identifica-se um troço de via férrea como instável se as suas características geométricas e/ou da estrutura de suporte (plataforma e balastro), não garantem que se mantenham as condições previstas de circulação, em segurança e qualidade.
instalação de contagem de eixos via; exploração
Instalação que permite contar automaticamente o número de eixos que se encontram numa secção de via com controlo de desocupação. É constituído por contadores de eixos dispostos nas duas extremidades da referida secção, cabos eléctricos, um circuito inteligente e um órgão de transmissão entre os contadores.
Instalação de telecomando material circulante
Instalação técnica que permite a emissão e a recepção, à distância, de dados numéricos e analógicos codificados (comandos, valores de medida, mensagens e outros).
instalação de triagem via; material circulante
Estação de escolha de composição ou de distribuição de material circulante.
instalação de triagem via; material circulante
Estação de escolha de composição ou de distribuição de material circulante.
instalação de triagem por gravidade via via material circulante
Estação de triagem em que os vagões, após serem empurrados lentamente para o cavalo, são soltos e encaminhados por gravidade para a respectiva via de formação, através de manobra de agulhas.
Instalação eléctrica de bordo via; material circulante
Rede (circuito) de distribuição de energia eléctrica de um veículo ou de um comboio, destinada a alimentar todos os auxiliares (iluminação, climatização e outros). É constituída por duas partes: uma destinada ao fornecimento de energia (alimentação de energia, carga das baterias), e outra que a converte em forma utilizável (conversores).
Instalação eléctrica do veículo via; material circulante
Rede (circuito) de distribuição de energia eléctrica de um veículo ou de um comboio, destinada a alimentar todos os auxiliares (iluminação, climatização e outros). É constituída por duas partes: uma destinada ao fornecimento de energia (alimentação de energia, carga das baterias), e outra que a converte em forma utilizável (conversores).
instalações de deformação via
Instalações onde estão reunidas condições que permitem a separação de algum(ns) veículo(s) de um conjunto formado -comboio-.
Instalações de exploração exploração
Toda e qualquer instalação destinada ao funcionamento de um sistema de transporte (por exemplo vias, sinais, estações, telecomunicações, catenárias, alimentação de energia eléctrica e oficinas).
instalações de formação via
Instalações onde estão reunidas condições que permitem acrescentar algum(ns) veículo(s) a um conjunto formado -comboio-.
instalações de triagem exploração; via
Estação ou gare de triagem.
instalações de triagem por gravidade via
Estação de triagem em que os vagões, após serem empurrados lentamente para o cavalo, são soltos e encaminhados por gravidade para a respectiva via de formação, através de manobra de agulhas.
Instalações Fixas património
Conjunto constituido pela via férrea e construções de apoio necessárias à exploração da Rede Ferroviária Nacional.
Instalações Fixas geral
Conjunto constituido pela via férrea e construções de apoio necessárias à exploração da Rede Ferroviária Nacional.
instalações fixas de uma linha património
Conjunto constituido pela via férrea e construções de apoio necessárias à exploração ferroviária nessa linha.
instante significativo 
Instante em que se produz a passagem de um estado significativo a outro estado significativo.
Instituto Europeu de Investigação Ferroviária geral
Tradução de European Railway Research Instituto. Esta designação substituiu, a partir de 1992, a anterior : ORE-Office de Recherches et d'Essais, criada no seio da UIC em 1950, igualmente com sede em Utrecht. O ERRI viu extinta a sua actividade em 30.06.2004.
Instrução exploração; sinalização
Documento que se refere a matéria descritiva e de utilização, relativa aos diversos tipos de equipamento de sinalização e segurança.
Instrução 
Expressão da linguagem de programação que especifica uma operação e, dado o caso, identifica os operandos.
Instrução Complementar de Exploração Técnica exploração
Documento abreviadamente designado por ICET, que contém textos de aplicação restrita da matéria já regulamentda nas I.E.T.
Instrução Complementar de Segurança exploração
Documento abreviadamente designado por ICS, onde são integrados os textos de aplicação restrita ou de interpretação e clarificação da matéria já regulamentada no RGS, de carácter permanente ou temporário.
Instrução de Exploração Técnica exploração
Documento abreviadamente designado por IET, que regulamenta o exercício das actividades de exploração que não estão por regra directamente relacionadas com a segurança da circulação.
Instrução de Segurança sinalização; segurança
Documento que se refere a matéria descritiva e de utilização, relativa aos diversos tipos de equipamento de sinalização e segurança.
Instrução de Sinalização sinalização; exploração
Documento,abreviadamente designado por IS, que descreve as instalações de sinalização e as suas condições de funcionamento adoptadas em cada uma das dependências da Rede.
Instrução Geral de Sinalização exploração; sinalização
Documento abreviadamente designado por IGS, que se refere a matéria descritiva e de utilização, relativa aos diversos tipos de equipamento de sinalização e segurança.
Instrução Técnica geral
Documento abreviadamente designado por IT, que se refere a matéria descritiva e de utilização exclusiva de uma determinada especialidade.
insuficiência de cobrança operador
Refere-se a tráfego de passageiros.
Insuficiência de escala via
Diferença entre a escala real e a escala teórica que eliminaria integralmente o efeito da força centrífuga correspondente à velocidade máxima. A insuficiência de escala pode ser necessária no caso dos aparelhos de mudança de via, ou para evitar um excesso de escala no caso dos comboios lentos (por exemplo alguns comboios de mercadorias).
insuficiência de taxa operador
Refere-se a tráfego de mercadorias
Integração de conhecimento recursos humanos
Refere-se à forma como os colaboradores transformam o seu conhecimento tácito em conhecimento explícito, através da codificação das suas ideias e da inserção deste na organização.
intensidade de campo magnético electricidade
Grandeza que caracteriza a "intensidade" do campo magnético; no caso de uma permeabilidade magnética constante, ela é proporcional ao número de espiras e à corrente que circula numa bobina (amperes-espiras de um electroíman).
interacção veículo/via material circulante; via
Interacção vibratória entre o veículo e a via férrea. Os valores de ressonância face às frequências próprias devem ser objecto de particular atenção.
Intercidades operador; exploração
Com a sigla IC, é a designação da família de comboios que ligam regularmente duas cidades.
intercirculação de passadiço material circulante
Passagem entre duas carruagens protegida por burrelês.
intercomunicação operador; material circulante
Sinal acústico de aviso entre a carruagem e o maquinista.
intercomunicação material circulante
Passagem entre carruagens.
intercomunicação entre secções material circulante
Ligação elástica (articulação) entre secções (de um comboio magnético). É necessário um certo grau de flexibilidade entre as diversas secções para estas se poderem adaptar às variações de perfil da via e às curvas (sistema multicorpo).
intercomunicador telecomunicações; material circulante
Ligação telefónica comboio-locomotiva.
INTERCONTAINER geral
Sigla de "International Company for the Transport of Containers" que poderá ser traduzido (de acordo com a nomenclatura francesa) por Sociedade Internacional para o Transporte por Transcontentores.
Interdição da via via; exploração
Proibição da exploração ferroviária numa via.
interdição de passagem no cavalo via
Proibição de passagem no cavalo de uma gare de triagem.
interesse na entrega operador
Cláusula facultativa do contrato de transporte, que é objecto de declaração expressa por parte do expedidor na declaração de expedição e que, mediante a cobrança prévia duma taxa pelo transportador, permite dispensar o expedidor dos limites gerais de indemnização previstos na CIM. (declaração de interesse na entrega)
interface telecomunicações
Interligação entre equipamentos afectos a funções diferentes. A especificação da interface contém o tipo, o número e a função dos circuitos de interligação, bem como o tipo e a forma dos sinais a transmitir nesses circuitos ( UIT 53.12 ). Nota:Embora correntemente se atribua a esta palavra o género masculino, pensamos que deve ser feminino, dada a sua raiz latina.
interface de software telecomunicações
Programa que faz a ligação entre dois programas ou partes de programa para transferência de dados segundo regras predeterminadas.
INTERFRIGO geral
Sigla de "International Railway-owned Refrigerated Transport Company" que poderá ser traduzido (de acordo com a nomenclatura francesa) por Sociedade Ferroviária Internacional de Transportes Frigoríficos.
interior da via via
Espaço entre carris.
interligação exploração; operador
Redes ferroviárias numa grande área metropolitana.
interligação electricidade
Redes de distribuição eléctrica.
intermutabilidade operador; exploração
Possibilidade de sibstituição de carruagens e vagões entre as várias redes ferroviárias.
intermutabilidade geral
Possibilidade de substituir facilmente subconjuntos ou componentes de um sistema no âmbito de trabalhos de manutenção ou reparação. Eventualmente, podem ser necessários trabalhos de afinação. A intermutabilidade dos componentes pode ser aumentada através da estrutura modular do sistema.
Interpenetração de vias via
Comunicação entre duas ou mais linhas férreas, segundo um determinado ângulo, estabelecido através de dispositivo(s) de via adequados: AMV, TJS ou TJD e outros.
Inter-regional exploração operador
Forma corrente e abreviada de designar o comboio destinado a dar resposta às necessidades de transporte entre regiões.
interrogação telecomunicações
Deve ser relacionado com transmissão de dados.
interrupção de contacto catenária
Fala-se de interrupção de uma só escova da catenária quando a queda de tensão é mensurável.
interrupção de tráfego exploração; operador
Suspensão de tráfego.
interrupção de transporte operador
Suspensão de um transporte que vinha a ser prestado.
interrupção do transporte em trânsito operador
Interrupção por ordem do expedidor ou do destinatário.
interrupção total de contacto material circulante; catenária
Situação em que todas as escovas de um pantógrafo ou de um veículo motor perderam o contacto com o fio de contacto.
Interruptor electricidade
Aparelho de manobra destinado a estabelecer, suportar e interromper a corrente eléctrica nas condições normais do circuito, incluindo condições determinadas de sobrecarga, assim como suportar por um período determinado correntes em condições transitórias, tais como correntes de arranque. Pode também ser previsto para estabelecer, mas não para cortar, correntes anormalmente elevadas, tais como correntes de curto-circuito.
interruptor de alimentação electricidade
Dispositivo de corte eléctrico que pode desligar em carga consumidores eléctricos e que assegura funções de protecção de âmbito limitado. As correntes de curto-circuito não podem ser interrompidas por um interruptor de alimentação. Por este motivo, há que prever um disjuntor de potência entre a rede de alimentação e o interruptor de alimentação.
interruptor de circuito de via sinalização; via
Aparelho destinado a interromper a alimentação de um circuito de via em certos casos particulares, por exemplo quando um comboio entra numa agulha descarriladora. 50(821)IEC
interruptor de secção material circulante; via
Interruptor telecomandado (contactor) que liga um comprimento de secção da bobinagem do motor linear de estator longo com o cabo de via (comboio magnético) alimentado pela subestação.
interruptor híbrido electricidade
Aparelho eléctrico de corte para utilizações especiais, que combina elementos de corte clássicos (contactos) espaçados e componentes electrónicos de potência (interruptores de semicondutores). Estes últimos asseguram os processos de corte propriamente ditos, enquanto os primeiros servem para conduzir a corrente e ligam ou desligam sem carga.
INTERUNIT geral
Sigla de União para Desenvolvimento do Tráfego Internacional Europeu Rodoferroviário.
intervalo geral
Espaço entre duas coisas, dois actos ou duas épocas.
intervalo geral
Espaço entre duas coisas, dois actos ou duas épocas.
Intervalo das travessas via
Também designado por distância entre travessas, é a distância medida entre os eixos das travessas. É usual uma distância de cerca de 60 cm, na via larga, o que prefaz uma quantidade de 1 667 travessas por quilómetro.
intervalo de manutenção geral
Período compreendido entre duas operações de manutenção.
intervalo de rajada entre comboios exploração; operador
Intervalo de tempo entre dois comboios consecutivos circulando na mesma via no mesmo sentido. É determinado com base no intervalo de tempo mínimo admissível (dependente do tipo de sistema e da técnica de segurança) e nas exigências da exploração e do tráfego 50(821) IEC.
intervalo de tempo para inversão ou reversão em terminais exploração; operador
Tempo previsto no horário, para um comboio, entre a hora de chegada prevista ao término (ou a um ponto de paragem intermédio) e a hora de partida prevista para a continuação da viagem ou o regresso. Este tempo destina-se à mudança de sentido de marcha e, em certos casos, também do pessoal do comboio, bem como eventualmente à compensação de atrasos e a operações de manutenção.
intervalo de via via; exploração
Período de tempo, concedido pela Exploração, para a realização de trabalhos na via férrea.
intervalo entre comboios operador; exploração
Período de tempo que decorre entre a passagem de dois comboios por um determinado ponto da via férrea.
intervalo entre dois comboios consecutivos exploração; operador
Intervalo de tempo entre dois comboios consecutivos circulando na mesma via e no mesmo sentido. É determinado com base no intervalo de tempo mínimo admissível (dependente do tipo de sistema e da técnica de segurança) e nas exigências da exploração e do tráfego.
intervalo entre operações de manutenção geral
Período compreendido entre duas operações de manutenção sucessivas.
intervalo horário exploração
Espaço em branco num horário.
intervalo mínimo de espaçamento exploração; operador
Intervalo de tempo mínimo admissível ou tecnicamente possível entre dois comboios sucessivos, que é função do comprimento dos cantões e da velocidade dos comboios.
intervalo para trabalhos na via exploração; via
Período de tempo, concedido pela Exploração, para a realização de trabalhos na via férrea.
intervalo significativo 
Intervalo de tempo compreendido entre dois instantes significativos consecutivos.
intervalo unitário telecomunicações
Período de tempo mais curto entre instantes significativos sucessivos de um sinal codificado.
Intradorso estruturas
Superfície que limita interiormente um arco ou uma abóbada.
inversão material circulante
Alteração do posicionamento de um veículo, por forma a que fique voltado em sentido contrário.
inversão 
Passagem da impressão de uma série de letras à impressão de uma série de algarismos e vice-versa.
inversor de marcha via
Instalação que permite, girando em torno de um eixo, alterar o posicionamento de um veículo, por forma a que fique voltado em sentido contrário.
inversor de marcha via
Instalação que permite, girando em torno de um eixo, alterar o posicionamento de um veículo, por forma a que fique voltado em sentido contrário.
inversor de marcha via
Instalação que permite, por meio de engrenagens adequadas, alterar o posicionamento de um veículo, por forma a que fique voltado em sentido contrário.
IPCV via
Forma abreviada de designar as Instalações Permanentes de Contravia, existentes em determinadas secções de linha-férrea dotadas de sinalização especial para a circulação em contravia.
IR material circulante
Designação breve dos comboios interregionais.
irradiação acústica geral
Propagação do som no campo periférico de uma fonte de ruído, devido à permeabilidade acústica do meio envolvente dessa fonte.
irregularidade catenária
Diferença de flexibilidade da catenária dentro de um vão, em relação ao valor médio. O contrário de irregularidade é regularidade.
Irregularidades da via via
Defeitos da via.
IRU geral
Abreviatura da designação inglesa International Road transport Union que poderá ter correspondência com União Internacional dos Transportes Rodoviários.
IS telecomunicações
Abreviatura da designação inglesa "information separator": caractere de comando empregue para separar e qualificar logicamente os dados.
IS sinalização; exploração
Abreviatura de Instrução de Sinalização: documento que se refere a matéria descritiva e de utilização, relativa aos diversos tipos de equipamento de sinalização e segurança.
isócrona planeamento
Em planeamento de transportes, é a linha que liga todas as zonas origem-destino cujos centros podem ser alcançados, a partir de um dado ponto de referência, no mesmo tempo de viagem e para um determinado meio de transporte .
isolador catenária
Dispositivo isolador de material cerâmico, intercalado na "catenária" para separar a zona em tensão e que apresenta uma resistência à rotura, por tracção, de 9 toneladas.
Isolador braço de consola catenária
Dispositivo isolador, de material cerâmico, intercalado no braço da consola da catenária e que apresenta uma resistência à rotura, por tracção, de 9 toneladas.
isolador de fibra de vidro catenária
Isolador eléctrico construído em resina sintética reforçada por fibras de vidro (material compósito reforçado por fibras).
Isolador de secção catenária
Dispositivo isolador intercalado na catenária e utilizado com fins puramente eléctricos (por exemplo, para garantir independência eléctrica das linhas de circulação entre si, ou entre estas e as linhas de resguardo, oficinas, ramais ou outras instalações).
Isolador pé de consola catenária
Dispositivo isolador, de material cerâmico, intercalado na base do tirante da consola da catenária e que apresenta uma resistência à rotura, por compressão, de 5 toneladas
isolamento acústico ambiente
Redução do nível sonoro através de materiais colocados entre a fonte de ruído e o lugar onde se manifestem os efeitos do ruído (nível de ruído).
isolamento dos carris via
Nas linhas electrificadas ou em linhas com sinalização eléctrica é por vezes necessário isolar electricamente os carris.
isolamento eléctrico electricidade
Dispositivo ou equipamento que não permite a passagem de corrente eléctrica de uma instalação para o exterior.
isolamento térmico geral
Dispositivo ou equipamento que não permite a passagem de calor de uma instalação para o exterior.
isolante geral
Material cujas características permitem reduzir os efeitos de uma fonte emissora, quando posicionado entre ela e o local onde se pretende reduzir aqueles efeitos.
isolante acústico ambiente
Material posicionado entre uma fonte emissora de ruído e o lugar onde se manifestem os seus efeitos, como forma de reduzir o nível sonoro.
Isolante eléctrico electricidade
Material que impede a passagem da corrente eléctrica.
isolante térmico geral
Material posicionado entre uma fonte de calor e o local onde se manifestem os seus efeitos, como forma de os reduzir.
Isotérmica geral
Linha que, numa carta geográfica, une todos os pontos onde se verifica a mesma temperatura média.
IT exploração; via
Sigla que, na tabela de velocidades máximas (TVM) a praticar numa determinada linha-férrea, significa que -no troço a que diz respeito- esse máximo foi imposto pela Instrução Técnica nº 39.
IT geral
Abreviatura de Instrução Técnica, documento que se refere a matéria descritiva e de utilização exclusiva de uma determinada especialidade.
Itinerário sinalização
Porção de via delimitada, na origem, por um sinal de protecção e, no destino, normalmente por um outro sinal, que pode ser percorrida em segurança quando esteja estabelecido e aberto o correspondente sinal de protecção. Nesta situação, estarão encravados todos os aparelhos de via com ele relacionados. 50(821) IEC
Itinerário com encravamento de aproximação sinalização
Itinerário em que a interdependência entre os manípulos de comando ou os circuitos eléctricos de comando dos diferentes aparelhos, agulhas, sinais ou outros, torna impossível qualquer simultaneidade de posições incompatíveis do ponto de vista da segurança.
itinerário de manobra exploração
Itinerário destinado a movimentos de manobra que, devido às baixas velocidades praticadas e com marcha à vista, permite a redução dos dispositivos de sinalização (por exemplo sinais de manobra, ausência de protecção lateral e de distância de escorregamento).
itinerário obrigatório exploração
Aplica-se ao tráfego de mercadorias.
itinerário parcial sinalização
Itinerário em que apenas uma parte é utilizada. 50(821) IEC.
itinerário pedido exploração
Aplica-se ao tráfego de mercadorias.
Itinerários exploração
Partes da Rede Ferroviária necessárias à exploração do Serviço, incluindo as vias de circulação e as vias de resguardo e de ligação com elas relacionadas.
itinerários incompatíveis sinalização
Itinerários que convergem ou se cruzam e que não podem ser usados em simultâneo.
itinerários secantes sinalização
Itinerários que se interceptam.