Corredor Norte-Sul
O projeto visa melhorar a ligação ferroviária do Eixo Atlântico de Portugal com a Europa.
Intervenções
Linha do Minho
- Nine - Viana do Castelo
- Viana do Castelo - Valença
Linha do Norte
- Ovar- Vila Nova de Gaia
- Alfarelos - Pampilhosa
- Vale de Santarém - Entroncamento
- Braço de Prata - Alverca (Terminal Bobadela)
Linha do Minho
- Permitir a utilização de tração elétrica e eliminar a rotura de carga em Nine;
- Construção de estações técnicas e/ou ampliação para cruzamento de comboios de mercadorias com 750m de comprimento;
- Supressão de Passagens de Níveis e construção de desnivelamentos;
- Aumentar a capacidade diária dos atuais 15 comboios de 300m para 20 de 750m, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de mais de três vezes a atual;
- Aumentar a segurança e flexibilidade da exploração;
- Potenciar a redução do tempo de trajeto.
Linha do Norte
- Instalação/modernização da sinalização;
- Supressão de Passagens de Níveis e construção de desnivelamentos;
- Aumentar a capacidade para os comboios de mercadorias de modo a permitir a circulação de comboios de mercadorias de comprimento até 750m;
- Modernização da infraestrutura;
- Aumentar a segurança e flexibilidade da exploração;
- Redução de tempo de trajeto dos serviços de Longo Curso.