Corredor Internacional Sul
A nova ligação ferroviária a construir entre Évora e a Linha do Leste, inserida por sua vez no designado Corredor Internacional Sul, visa reforçar a conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal quer a Espanha, quer ao resto da Europa.
Com esta intervenção está igualmente previsto garantir a interoperabilidade Ferroviária do Corredor.
Intervenções
Linha do Sul
- Porto de Setúbal + Praias do Sado
Linha de Sines
- Sines-Ermidas do Sado (Linha do Sul) + Canal Caveira + Grândola Norte (Linha do Sul)
Linha do Alentejo
- Poceirão - Bombel
Linha de Vendas Nova
Linha de Évora
- Évora-Évora Norte
Nova Linha de Évora
- Évora Norte - Elvas/Caia
Linha do Leste
- Elvas - Fronteira
OBJETIVOS
- Construção de estações técnicas e/ou ampliação para cruzamento de comboios de mercadorias com 750m de comprimento;
- Instalação/modernização da sinalização;
- Construção de linha nova entre Évora Norte e Elvas;
- Modernização e eletrificação da Linha do Leste entre Elvas e a fronteira, através da qual será assegurada a ligação a Espanha;
- Reduzir o tempo de trajeto dos comboios de mercadorias entre Sines e Elvas/Caia em cerca de 1h30, e permitir a utilização de tração elétrica em todo o trajeto;
- A intervenção, além de permitir ligar diretamente à fronteira do Caia, trará um aumento de capacidade diária na saída de Sines dos atuais 36 comboios de 400m para 51 de 750m, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de duas vezes e meia a atual.