Corredor Internacional Sul

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A nova ligação ferroviária a construir entre Évora e a Linha do Leste, inserida por sua vez no designado Corredor Internacional Sul, visa reforçar a conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal quer a Espanha, quer ao resto da Europa.

Com esta intervenção está igualmente previsto garantir a interoperabilidade Ferroviária do Corredor. 

Intervenções

Linha do Sul

  • Porto de Setúbal + Praias do Sado

Linha de Sines

  • Sines-Ermidas do Sado (Linha do Sul) + Canal Caveira + Grândola Norte (Linha do Sul) 

Linha do Alentejo

  • Poceirão - Bombel 

Linha de Vendas Nova 

Linha de Évora

  • Évora-Évora Norte

Nova Linha de Évora

  • Évora Norte - Elvas/Caia

Linha do Leste

  • Elvas - Fronteira

OBJETIVOS

  • Construção de estações técnicas e/ou ampliação para cruzamento de comboios de mercadorias com 750m de comprimento;
  • Instalação/modernização da sinalização;
  • Construção de linha nova entre Évora Norte e Elvas;
  • Modernização e eletrificação da Linha do Leste entre Elvas e a fronteira, através da qual será assegurada a ligação a Espanha;
  • Reduzir o tempo de trajeto dos comboios de mercadorias entre Sines e Elvas/Caia em cerca de 1h30, e permitir a utilização de tração elétrica em todo o trajeto;
  • A intervenção, além de permitir ligar diretamente à fronteira do Caia, trará um aumento de capacidade diária na saída de Sines dos atuais 36 comboios de 400m para 51 de 750m, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de duas vezes e meia a atual.