Corredor Internacional Norte
O projeto visa melhorar a ligação ferroviária do norte e centro de Portugal com a Europa, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, permitindo a articulação entre os portos do norte/centro e a fronteira de Vilar Formoso.
Intervenções
Linha de Leixões
Linha da Beira Alta
- Pampilhosa - Mangualde
- Mangualde - Guarda
- Guarda - Vilar Formoso
- Concordância da Mealhada (entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta)
Linha da Beira Baixa
- Covilhã - Guarda
- Concordância das Beiras (entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa)
Objetivos
- Promover a interoperabilidade ferroviária com a rede Espanhola e Europeia;
- Aumentar a capacidade para os comboios de mercadorias, permitindo a circulação de comboios de mercadorias de comprimento até 750m (na Linha da Beira Baixa 600m);
- Construir as concordâncias na Guarda e Pampilhosa;
- Eliminar restrições de velocidade e recuperação dos tempos de trajeto dos serviços de passageiros de longo curso;
- Permitir comboios elétricos na totalidade da Linha da Beira Baixa, com a eletrificação do troço Covilhã – Guarda;
- Melhorar condições de segurança com a eliminação de passagens de nível e a instalação de sinalização eletrónica;
- A intervenção permitirá um aumento de capacidade diária da Linha da Beira Alta dos atuais 14 comboios de 500m para 20 de 750m, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de mais do dobro da atual.