Inovação
IP LIGADA AO FUTURO ATRAVÉS DO SEU PLANO DE INOVAÇÃO
“Mais do que destinos, ligamos o presente ao futuro” é o mote do Plano de Inovação da IP - Infraestruturas de Portugal. Para a IP, a inovação é um agente dinamizador da melhoria dos serviços que presta, originando novas soluções e produtos que fomentem a eficácia e conduzem a novos negócios.
O framework de inovação da IP concentra-se em seis vertentes estratégicas: âmbito de atuação, modelo de governação, atividades, parcerias, comunicação, captação de recursos. E identifica cinco áreas científicas e técnicas prioritárias onde a inovação é prioritária: mobilidade, asset management, ITS, segurança e operações.
Por forma a operacionalizar a inovação em toda a organização, o framework de inovação da IP propõe implementar um conjunto de iniciativas inseridas em sete áreas de atuação:
- Gestão de interfaces, que consiste em estabelecer procedimentos para a vigilância tecnológica centrados no acompanhamento da evolução do conhecimento científico e tecnológico, em torno das áreas científicas e técnicas consideradas prioritárias pela IP.
- Gestão de ideias, comporta implementar práticas para gerar, avaliar e gerir as ideias que possam contribuir para solucionar problemas existentes e dar origem a projetos de IDI, alinhados com a estratégia e necessidades da empresa.
- Gestão de projetos IDI, que constitui a definição de uma metodologia para o planeamento e acompanhamento dos projetos de IDI durante todas as fases de execução, estabelecendo mecanismos de sistematização da informação que permitam estruturar e planear os projetos de IDI.
- Cultura IDI, abrange o reforço da cultura de IDI em termos internos, através da sensibilização dos colaboradores para a importância da IDI e da criação de grupos de trabalho por áreas científicas técnicas prioritárias que dinamizem as atividades nesta área.
- Fomento do empreendedorismo, passa por incentivar uma cultura de empreendedorismo dentro da IP, através da colaboração com start-ups, no contexto das atividades de IDI da empresa.
- Otimização de parcerias, via o reforço da colaboração com entidades de C&T (ciência e tecnologia) através da otimização dos procedimentos necessários para o estabelecimento de parcerias.
- Estratégia de comunicação de IDI, com a implementação de uma estratégia de comunicação que garanta o aumento de visibilidade das atividades de IDI desenvolvidas pela IP, através da sua comunicação tanto para o exterior como dentro da própria empresa.
A existência deste framework de inovação possibilitou que, desde a fundação da IP em 2015, a empresa já tenha participado em 27 projetos internacionais de IDI, tendo atualmente 19 a decorrer, envolvendo a participação de cerca de 100 colaboradores.