O projeto visa melhorar a ligação ferroviária do Eixo Atlântico de Portugal com a Europa.
Intervenções
Linha do Minho
Nine - Viana do Castelo
Viana do Castelo - Valença
Linha do Norte
Ovar- Vila Nova de Gaia
Alfarelos - Pampilhosa
Vale de Santarém - Entroncamento
Braço de Prata - Alverca (Terminal Bobadela)
Linha do Minho
Permitir a utilização de tração elétrica e eliminar a rotura de carga em Nine;
Construção de estações técnicas e/ou ampliação para cruzamento de comboios de mercadorias com 750m de comprimento;
Supressão de Passagens de Níveis e construção de desnivelamentos;
Aumentar a capacidade diária dos atuais 15 comboios de 300m para 20 de 750m, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de mais de três vezes a atual;
Aumentar a segurança e flexibilidade da exploração;
Potenciar a redução do tempo de trajeto.
Linha do Norte
Instalação/modernização da sinalização;
Supressão de Passagens de Níveis e construção de desnivelamentos;
Aumentar a capacidade para os comboios de mercadorias de modo a permitir a circulação de comboios de mercadorias de comprimento até 750m;
Modernização da infraestrutura;
Aumentar a segurança e flexibilidade da exploração;
Redução de tempo de trajeto dos serviços de Longo Curso.
Source URL (modified on 2018-06-11 18:23): http://81-90-53-65.addr.refertelecom.pt/ferrovia-2020/corredor-norte-sul