Vale de Santarém-Entroncamento

A Infraestruturas de Portugal está a implementar um conjunto de ações que visam a modernização de infraestruturas ferroviárias ao longo do troço Vale de Santarém-Entroncamento da Linha do Norte.

As ações contemplam as seguintes intervenções:

  • Eletrificação da Linha Mãe de Ramais (LMR) e acessos ao Terminal Vale do Tejo (TVT), do lado da via descendente à Linha do Norte, entre a SST do Entroncamento e a estação de Riachos;
  • Modernização do feixe de receção/expedição da triagem do Entroncamento;
  • Intervenções de modernização em Mato Miranda, construção de nova Zona Neutra e de nova Linha Mãe de Ramais (LMR), do lado da via ascendente à Linha do Norte entre Riachos e o Entroncamento;
  • Implementação de sistema de sinalização eletrónica e telecomunicações entre Vale de Santarém e o Entroncamento.

Estas quatro ações têm um investimento previsto na ordem dos 60 milhões de euros.

A empreitada de “Eletrificação da Linha Mãe de Ramais (LMR) e acessos ao Terminal Vale do Tejo (TVT), do lado da via descendente à Linha do Norte” teve o seu início em janeiro de 2018 e contará com um investimento de cerca de 800 mil euros entre as fases de projeto e execução.

O troço a intervencionar situa-se entre a Subestação de Tração do Entroncamento e a Estação de Riachos e envolverá a execução de trabalhos de Construção Civil, Catenária, Telecomunicações e Sistemas de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP).

A empreitada contempla a execução, entre outros, dos seguintes trabalhos:

  • Eletrificação da nova diagonal de acesso sul ao TVT;
  • Eletrificação da LMR lado Via Descendente da Linha do Norte entre Riachos e a Subestação de Tração do Entroncamento;
  • Eletrificação dos acessos ao Terminal Vale do Tejo (TVT);
  • Implementação de Retorno de Corrente de Tração, Terras e Proteções (RCT+TP);
  • Transferência do Bastidor de Telecomando existente no contentor de Riachos para a SET de Riachos.

Todas as intervenções acima identificadas ao longo do Troço Vale de Santarém-Entroncamento contarão com o acompanhamento de Organismo Notificado por forma a certificar que as ações permitirão a interoperabilidade ferroviária. Estas intervenções visam, acima de tudo, melhorar e potenciar as condições de exploração, de fiabilidade e segurança, nomeadamente, dotando as atuais infraestruturas de capacidade de circulação, da receção/expedição de comboios de mercadorias com 750m de comprimento e de novas ligações junto ao Complexo Ferroviário do Entroncamento.

Este Projeto integra o plano de intervenções a executar no âmbito do FERROVIA 2020, programa que estabelece um conjunto de investimentos de requalificação e modernização da infraestrutura ferroviária nacional visando, nomeadamente, o fomento do transporte de mercadorias e, em particular, das exportações.

Financiamento Comunitário