Braço de Prata - Alverca (Terminal Bobadela)
A Infraestruturas de Portugal adjudicou recentemente o Projeto para a Modernização do Terminal de Mercadorias da Bobadela. A sua implementação permitirá:
- Melhorar as condições de operação de comboios de mercadorias criando condições na Rede Ferroviária Nacional para eliminar as restrições à operação de comboios com 750m de comprimento;
- Agilizar a exploração no Complexo Ferroviário da Bobadela, nomeadamente as operações de receção/expedição e os movimentos de manobras de/para os diversos terminais de carga e descarga.
A ação contemplará a execução, entre outros, dos seguintes trabalhos:
- Construção de nova ligação ferroviária eletrificada entre os feixes Sul e Norte do Terminal;
- Construção de novas linhas eletrificadas, otimizando o layout atual, permitindo a receção/expedição de comboios com 750 metros de comprimento;
- Instalação de um sistema de sinalização luminosa com agulhas motorizadas dotado de encravamentos eletrónicos, que assegurará a coordenação operacional dos comboios na totalidade das linhas que compõem o Terminal de Mercadorias da Bobadela, incluindo os acessos aos Terminais de carga e descarga.
Estas intervenções visam, acima de tudo, melhorar e potenciar as condições de exploração, fiabilidade e segurança, nomeadamente, dotando as atuais infraestruturas à receção/expedição de comboios de mercadorias com 750m de comprimento e estabelecendo uma ligação em via dupla entre o feixe Sul e o feixe Norte.
Este Projeto integra o plano de intervenções a executar no âmbito do FERROVIA 2020, programa que estabelece um conjunto de investimentos de requalificação e modernização da infraestrutura ferroviária nacional visando, nomeadamente, o fomento do transporte de mercadorias e, em particular, das exportações.