Ovar (Válega)-Gaia

No dia 6 de fevereiro de 2018 a  Infraestruturas de Portugal (IP) reuniu com a autarquia de Espinho, tendo sido debatido o projeto de Renovação Integral de Via (RIV) no troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia, na Linha do Norte .

Uma reunião técnica que contou com a presença do senhor Presidente da Câmara Municipal de Espinho, onde foi apresentado o atual ponto de desenvolvimento do projeto e estabelecido um protocolo de colaboração entre a IP e a autarquia, para a execução de passagens desniveladas que irão permitir a supressão da Passagem de Nível localizada na zona do Bairro Piscatório, a norte do campo de golfe.

Os projetos a serem concretizados compreendem a construção de uma Passagem Inferior Rodoviária e de uma Passagem Superior Pedonal, sendo que a autarquia irá efetuar os arranjos na zona envolvente à linha férrea.

Ainda no âmbito deste acordo está prevista igualmente a execução de uma Passagem Inferior Pedonal ao quilómetro 317,864, em articulação com o projeto de reabilitação urbana que a autarquia tem previsto para aquela zona.

Estes trabalhos serão incluídos na empreitada de Renovação Integral de via (RIV) entre Espinho e Gaia, a ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano.

Com cerca de 15 quilómetros, esta empreitada envolve um investimento de cerca de 49 milhões de euros, tendo a sua execuação caráter prioritário. 

 

Financiamento Comunitário

A candidatura referente à Linha do Norte - Modernização do troço Ovar-Gaia (2.ª fase), aprovado pela Comissão Diretiva do COMPETE 2020 em 28/12/2017 e homologada pela Comissão Interministerial do PT2020 em 15/01/2018, foi aprovada em 02/04/2018, pela Comissão Europeia.
O projeto envolve um total de investimento elegível de 159 milhões de euros, correspondendo a um apoio do Fundo de Coesão de 119 milhões de euros.