Indicadores de desempenho
A apresentação de valores representativos da Rede Rodoviária Nacional corresponde à média ponderada (em função dos custos de manutenção e renovação) dos respetivos indicadores de cada grupo de ativos.
Em 2018, o indicador de Desempenho médio ponderado foi de 4,87 correspondendo a 81,6% da rede em estado Bom e Satisfatório.
Quer no caso das Obras de Arte, quer nos Pavimentos, é de referir a elevada percentagem de ativos no estado Bom e Satisfatório, na ordem de 91% e 77%, respetivamente.
Segurança da infraestrutura
Importa ressalvar que os ativos classificados nos valores mínimos não representam risco de segurança na utilização da infraestrutura. Esta avaliação visa apenas servir de indicador à priorização das intervenções.
A segurança da infraestrutura é salvaguardada através das práticas de inspeção e fiscalização, e acautelada sempre que necessário através de ações imediatas de manutenção, e de adequação das condições de exploração (limitação de velocidade e/ou de carga, restrições de via ou interditação da circulação).