Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico – Projeto de Execução e Obra
Financiamento Comunitário
Projeto n.º 2015-PT-TM-0395-M: Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico – Projeto de Execução e Obra
Custo total de investimento: 547,7 milhões de euros
Valor de comparticipação: 375,9 milhões de euros
Projeto/Objetivos
Faz parte do Projeto Global que visa estabelecer uma ligação interoperável entre a região de Aveiro (especialmente do Porto de Aveiro e Porto de Leixões) e a fronteira com Espanha, através da melhoria da linha da Beira Alta, entre a Pampilhosa e Vilar Formoso.
Este Projeto Global integra o projeto pré-identificado da “Ligação Ferroviária Aveiro-Salamanca-Medina del Campo” no Corredor Atlântico.
Engloba o projeto de execução e a obra para melhoria da Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso) numa extensão aproximada de 202 km. Esta intervenção permitir a circulação de comboios mais longos (até 750 m) e mais pesados, com um aumento da taxa de velocidade média de referência para 100 km/h. Adicionalmente, a linha ficará preparada para a instalação de bitola UIC em plena sintonia com as intervenções e calendário do lado de Espanha e a catenária será adaptada para assegurar o cumprimento das Especificações Técnicas de Interoperabilidade (ETI).
Objetivos
Espera-se que este projeto contribua para a distribuição modal da rodovia para a ferrovia, para o aumento da competitividade dos portos de Aveiro e de Leixões e para a diminuição do tempo de viagem de passageiros em mais de 30 minutos.