Ações de Conservação da Natureza
Programa de Monitorização da Mortalidade da Fauna
- Monitorização da Mortalidade da Fauna nas Estradas IP. Relatório Síntese 2018
- Monitorização da Mortalidade da Fauna nas Estradas IP, Relatório Síntese 2017
- Monitorização da Mortalidade da Fauna nas Estradas IP. Relatório Síntese 2016
- Monitorização da Mortalidade da Fauna nas Estradas IP. Relatório Síntese 2015
- Monitorização da Mortalidade da Fauna nas Estradas EP. Relatório Síntese 2014
- Monitorização da Mortalidade da Fauna nas Estradas EP. Relatório Síntese 2013
- Monitorização da Mortalidade da Fauna nas Estradas EP. Relatório Síntese 2012
- FCUL, 2012 - 2º Relatório de Progresso da Monitorização Mortalidade de Vertebrados por Atropelamento nas Estradas EP
- Monitorização da Mortalidade da Fauna nas Estradas EP. Relatório Síntese 2011
- FCUL, 2011 - 1º Relatório de Progresso da Monitorização da Mortalidade de Vertebrados por Atropelamento nas Estradas EP
Implementação de passadiços de fauna em diversas Obras de Arte
A mortalidade por atropelamento é o efeito mais visível e negativo das estradas na fauna. Os mamíferos carnívoros são reconhecidamente um dos grupos mais vulneráveis a este tipo de impacte, ao qual se alia o efeito-barreira causado pelas vias e a redução/fragmentação das suas áreas de distribuição.
Contudo, estudos recentes têm vindo a demonstrar que, de uma forma geral, estes animais utilizam as Obras de Arte e Passagens Hidráulicas (PH) para atravessar a estrada (desde que apresentem dimensões amplas e se localizem em áreas sossegadas) e que a disponibilidade destas estruturas pode influenciar positivamente a redução da sua mortalidade nas estradas.
Efetivamente, a presença de água nas PH, mesmo que em níveis reduzidos, constitui uma limitação à sua utilização pela maioria dos animais, pelo que a implementação de passadiços aumenta o potencial destas estruturas para a fauna uma vez que são projetados para se manterem, a maior parte do tempo, acima do nível da água.
Neste contexto, os resultados do Programa de Monitorização da Mortalidade da Fauna são levados em consideração na definição de requisitos específicos a incluir nas obras de beneficiação de PH ou de estradas, de forma a ponderar a necessidade de incluir medidas de minimização para a fauna, numa ótica de otimizar a relação custo/benefício destas medidas.
Assim, foram já implementados passadiços para fauna em diversas Obras de Arte localizadas em zonas onde a mortalidade se revelou elevada. Os resultados da monitorização após a implementação destas medidas têm vindo a revelar que as mesmas foram eficazes, uma vez que os valores de mortalidade de mamíferos diminuíram significativamente.
Passadiço seco numa Passagem Hidraúlica, ao quilómetro 223 do IP 2.
Passadiço secos numa Passagem Hidráulica, ao quilómetro 274,8 da EN18
Nidificação de Águia-Imperial
Face à deteção de um casal de Águia-Imperial a nidificar num eucalipto junto à berma de uma estrada na ZPE de Castro Verde, o ICNF solicitou à IP a proibição temporária de parar na berma, de forma a salvaguardar o sucesso reprodutor do casal. Neste contexto, a IP instalou sinalização vertical de proibição de parar na berma, entre março e julho, de forma a prevenir a perturbação do casal pela presença de pessoas nas proximidades do ninho. Esta iniciativa contribuiu para proporcionar o sucesso reprodutor do casal, nomeadamente com duas crias bem sucedidas.
Proteção do Mexilhão-do-Rio-Ibérico
No âmbito da reabilitação de um pontão sobre a ribeira de Toutalga em Sobral da Adiça, numa zona inserida em Rede Natura 2000, e na sequência de um pedido efetuado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a IP implementou uma medida que poderá revelar-se essencial para a sobrevivência da espécie. A intervenção executada pela ex EP, em 2013, na ribeira, sob o pontão reabilitado, consistiu na implementação de uma barreira que retém a água, providenciando um pego, o qual constitui uma bolsa de habitat favorável.
Ação COST 350 / Missão Cientifica de Curta Duração - Mitigação e Monitorização dos Impactes das Estradas na Fauna
- Mitigation and monitoring of road impacts on fauna
- Mitigation and monitoring of road impacts on fauna - Annex 1