Projetos no Âmbito de Parcerias
Projeto LIFE LINES - Rede de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas
A IP é parceiro beneficiário do Projeto LIFE LINES, um projeto pioneiro, cujo objetivo é desenvolver e testar soluções inovadoras e de demonstração de minimização dos impactes negativos de infraestruturas lineares na biodiversidade. O Projeto LIFE LINES, cofinanciado pela UE, e coordenado pela Universidade de Évora, desenvolve-se no Alentejo Central, em parceria com as Universidades de Aveiro e do Porto, as Câmaras Municipais de Évora e de Montemor-o-Novo, e a Associação de Desenvolvimento Local a Marca, para além da IP.
Este projeto teve início em agosto de 2015 e tem um período de 5 anos, ao longo do qual serão implementadas e testadas diversas medidas e soluções em termos da sua eficácia, visando a otimização da relação custo-benefício das mesmas e a sua futura utilização na promoção da sustentabilidade ambiental da empresa.
As principais ações do Projeto pelas quais a IP é responsável são:
- Compilação, estruturação e operacionalização de base dados nacional e plataforma web multiutilizador;
- Melhoramento de vedações;
- Colocação de redes em taludes para impedir a colonização por coelhos;
- Encaminhamento de anfíbios para PH através de barreiras específicas;
- Instalação de vedação para encaminhamento de voo de corujas;
- Controlo de espécies de flora invasora nos taludes das estradas;
- Criação de microreservas em áreas sobrantes;
- Monitorização da mortalidade da fauna na área do projeto;
- Ações de voluntariado em prol da conservação da natureza, com os colaboradores da IP e respetivas famílias.
Até ao momento já foram implementadas várias destas ações, tais como a implementação de passadiços para fauna em PH, o desenvolvimento da base de dados de mortalidade da fauna, e algumas ações de voluntariado pela Natureza.
Protocolo com a Universidade de Évora
No âmbito do protocolo entre a IP e a Universidade de Évora para «Avaliar o impacto da mortalidade em populações de vertebrados em estradas do Alto Alentejo, e sua relação com o uso de passagens hidráulicas», foi elaborado um estudo que avaliou a utilização de passagens hidráulicas pelos vertebrados, o impacto da mortalidade nas suas populações e a sua relação com o uso das passagens, e a importância das características da paisagem e das estradas na mortalidade.
Impactes das Vias Rodoviárias na Fauna Silvestre