Resíduos

A estratégia da Empresa para a gestão dos seus resíduos observa os princípios fundamentais da hierarquia da gestão de resíduos, isto é, a Redução, a Reutilização e a Reciclagem, assumindo esta última a expressão de reciclagem material ou, se tal não for possível, a valorização energética.

A Gestão de RC&D continua a ser uma temática em que a Empresa investe e aprofunda procedimentos, decorrente não só da diversa legislação sobre a matéria, bem como da própria experiência adquirida em matéria de gestão ambiental na fase de obra que muito tem contribuído para uma consciência acrescida na área da gestão de resíduos.

Efetivamente a gestão de resíduos ganhou novo impulso com a elaboração dos Planos de Prevenção e Gestão de Resíduos (PPGR), ao abrigo do Decreto-Lei n.º 46/2008 de 12 de Março, passando esta gestão a ser efetuada de uma forma mais articulada e sustentada desde a fase de projeto.

O reflexo da importância da adoção de boas práticas em matéria de gestão de resíduos, visando o cumprimento da hierarquia de gestão de resíduos estipulada legalmente, está patente no Manual de Gestão da Resíduos, cuja implementação permite homogeneizar as exigências a todos os níveis da Empresa.

Nesta ótica destacam-se as ações para:

  • Manter atualizado o universo de resíduos conhecidos e a sua caracterização;
  • Identificar novas formas de reutilização nos processos internos;
  • Implementar processos de reciclagem, começando pela valorização material, passando para a valorização energética e, só se as demais opções não forem possíveis, o depósito em aterro.