Ruído

O ruído constitui um dos maiores desafios para a IP, na medida em que cabe ao setor dos transportes a internalização do impacto e consequente custo de minimização.
 
A gestão das atividades ruidosas é um desafio que envolve todas as fases do ciclo de vida da gestão da infraestrutura de modo a convergir para o cumprimento do Regulamento Geral do Ruído.
 
As práticas instituídas na empresa procuram, quer na fase de obra quer de operação/manutenção, reduzir o incómodo às populações e eliminar, sempre que possível, situações de conflito, face aos condicionalismos inerentes às atividades.
 
A adoção de medidas de minimização para a redução do ruído são frequentemente a solução, e passam principalmente pela redução na fonte (pavimentos com características de redução sonora, modernização de linhas de caminho-de-ferro e material circulante) e, uma vez esgotadas estas soluções, através da adoção de medidas no caminho de propagação, tais como implementação de barreiras acústicas.
 
A atuação da IP revela que os investimentos têm sido efetuados de forma progressiva privilegiando o momento em que se fazem investimentos relevantes de modernização das vias, sobretudo quando ocorrem intervenções que aumentam a capacidade de transporte.