Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha) III: Modernização do troço Bombel e Vidigal a Évora
Financiamento Comunitário
POVT-11-0151-FCOES-000007 Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha) III: Modernização do troço Bombel e Vidigal a Évora
Custo Total do Investimento: 101,2 milhões de euros
Valor de Comparticipação: 67,3 milhões de euros
Projeto/Objetivos
Este projeto contemplou:
- Renovação integral da Linha do Alentejo entre Bombel e Casa Branca, numa extensão de cerca de 37,4 quilómetros (excluindo estações);
- Renovação integral da Linha de Vendas Novas entre Vidigal e Vendas Novas, numa extensão de cerca de 3,1 quilómetros (excluindo estações);
- Alteração do layout e das Plataformas de passageiros das estações de Vendas Novas, Torre da Gadanha e Casa Branca, com a criação de desnivelamentos para o serviço intergares;
- Substituição dos tabuleiros das pontes metálicas da Capela, ao quilómetro 83,827, e da Prata, ao quilómetro 88,153, por tabuleiros em betão armado;
- Eletrificação do traçado;
- Instalação de novos sistemas de sinalização electrónica e controlo de velocidade (CONVEL);
- Supressão de todas as passagens de nível mediante a construção de obras de arte e respetivos restabelecimentos de acesso;
- Substituição das passagens superiores rodoviárias ao quilómetro 57,307, na Estação de Vendas Novas, ao quilómetro 74,584, na Estação de Torre da Gadanha e ao quilómetro 90,206, na Linha de Évora.
Na Estação de Évora foram concretizados os trabalhos seguintes:
- Modernizada a infraestrutura;
- Eletrificação da linha;
- Reconvertidos os cais de passageiros e as plataformas ferroviárias;
- Modernizado o Edifício de Passageiros e Interface, com requalificação da área envolvente da estação;
- Construção de passagens desniveladas e restabelecimentos de acesso.
Objetivos
- Reabilitação da plataforma ferroviária
- Eletrificação
- Instalação de novos sistemas de sinalização electrónica e de controlo de velocidade
- Velocidades na ordem dos 190/200 km/h