Linha do Algarve

O projeto de Eletrificação da Linha do Algarve é parte integrante do programa de investimentos Ferrovia 2020. A Linha do Algarve pertence à rede Global (Comprehensive Network) da rede transeuropeia de transportes RTE-T. A ligação à Rede Principal (Core Network) é efetuada através da Linha do Sul.
 
O projeto ferroviário previsto para a Linha do Algarve visa aumentar a competitividade e sustentabilidade deste corredor horizontal e melhorar o arco metropolitano do Algarve, sendo esta intervenção estratégica para o setor do turismo nacional.
 
A realização deste projeto apresenta um potencial elevado de captação de tráfego no que concerne ao transporte de passageiros, sendo de destacar, ao nível da dimensão de intermodalidade, a melhoria de ligações consideradas insuficientes a núcleos urbanos densos, interfaces, equipamentos públicos, serviços e indústria localizados ao longo deste eixo ferroviário.
 
O projeto de eletrificação da Linha do Algarve visa potenciar as condições de exploração da via férrea, num contexto de viabilidade do sistema ferroviário não dependente de combustíveis fosseis. 
 
Para além da eletrificação dos troços Tunes-Lagos e Faro–Vila Real de Santo António, será também efetuada a ampliação da Subestação de Tração Elétrica (SST) existente em Tunes e a instalação de uma nova SST em Olhão, bem como a ligação desta nova SST à rede elétrica nacional (alimentação elétrica) 
 

Financiamento Comunitário

A presente ação integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Algarve - Eletrificação”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.