Indicadores de desempenho

A apresentação de valores representativos da Rede Ferroviária Nacional corresponde à média ponderada (em função dos custos de manutenção e renovação) dos respetivos indicadores de cada grupo de ativos abrangidos, métrica esta incluída no Contrato-Programa celebrado entre a IP e o Estado Português relativo à gestão da Rede Ferroviária Nacional. 
 
 
 
Estado da infraestrutura - ferrovia - Indicadores
 

Em 2018 foi apurado um Indicador de Desempenho (média ponderada dos respetivos indicadores de cada grupo de ativos) de 4,78 correspondente a cerca de 67% da rede avaliada num estado de Bom ou Satisfatório.

Estado da infraestrutura - Ferrovia - Indicadores especialidade

É relevante a recuperação do indicador relativo ao estado global dos ativos de Via, face ao ano anterior, verificando-se a mesma tendência nos Aparelhos de Via e Estruturas de Proteção e estabilização de plataforma.

As Pontes apresentam-se com uma elevada percentagem de ativos, cerca de 86%, nos estados Satisfatório e Bom sendo que no caso dos Túneis esse valor ronda 72%. 
 
Nos sistemas de sinalização, denota-se um estado global tido como Satisfatório, com uma elevada percentagem de ativos (cerca de 80%) na condição Satisfatório e Bom.
 
Nos Encravamentos e Equipamento Exterior assim como ATP, verifica-se um estado global tido como Satisfatório, com uma elevada percentagem de ativos (cerca de 80%) na condição de Satisfatório e Bom.
 
Na Catenária e Subestações e Postos de Catenária, verifica-se uma percentagem de ativos superior a 90% na condição de Satisfatório e Bom.
 

Segurança da infraestrutura

Importa ressalvar que os ativos classificados nos valores mínimos não representam risco de segurança na utilização da infraestrutura. Esta avaliação visa apenas servir de indicador à priorização das intervenções. 

A segurança da infraestrutura é salvaguardada através das práticas de inspeção e fiscalização, e acautelada sempre que necessário através de ações imediatas de manutenção, e de adequação das condições de exploração (limitação de velocidade e/ou de carga, restrições de via ou interditação da circulação).