Linha da Beira Baixa
No dia 5 de março a Infraestruturas de Portugal deu início aos trabalhos de modernização da Linha da Beira Baixa, entre a Covilhã (quilómetro 165,194) e a Guarda (quilómetro 211,694).
Representando um investimento de 52 milhões de euros, esta empreitada foi adjudicada ao Consórcio Ramalho Rosa Cobetar/Conduril, prevendo-se a sua concretização em 2019, permitindo a reabertura à exploração ferroviária deste troço com 46 quilómetros, que se encontra encerrado à circulação ferroviária desde 2009.
Esta obra compreende igualmente a construção da Concordância das Beiras entre a Linha da Beira Baixa e a Linha da Beira Alta.
- Renovação Integral de 36 quilómetros de Via (a IP já executou a renovação em 10 quilómetros deste troço);
- Eletrificação total do troço;
- Reabilitação de 6 pontes ferroviárias;
- Remodelação de Estações e Apeadeiros (Maçainhas, Benespera e Barracão);
- Automatização e supressão de Passagens de Nível;
- Construção de sistemas de Drenagem e execução de trabalhos de estabilização de taludes;
- Construção da Concordância das Beiras – Ligação entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa, em via única eletrificada, com 1.500 metros de extensão. Inclui a execução de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Diz, com uma extensão de 237,8 metros;
- Instalação de Sinalização Eletrónica e Telecomunicações.
Esta empreitada foi adjudicada no dia 20 de novembro de 2017.
Financiamento Comunitário
A presente ação integrará a candidatura a submeter no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha da Beira Baixa – Modernização do troço Covilhã – Guarda”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.