Covilhã-Guarda e Concordância das Beiras

A Infraestruturas de Portugal adjudicou no passado dia 20 de novembro de 2017 a “EMPREITADA GERAL DE MODERNIZAÇÃO DO TROÇO COVILHÃ-GUARDA - TRABALHOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL, VIA E CATENÁRIA, PONTES E RCT+TP”.

Esta obra vai permitir a reabertura do troço Covilhã-Guarda que se encontra encerrado à exploração ferroviária desde 2009.

Esta empreitada engloba a construção de uma nova linha eletrificada entre o ponto quilométrico 208,690 da Linha da Beira Baixa e o ponto quilométrico 209,280 da Linha da Beira Alta, incluindo a construção de um viaduto ferroviário sobre o rio Diz com 237,8m de extensão  e 10m de altura.

Esta nova ligação entre as Linhas da Beira Baixa e da Beira Alta, denominada “Concordância das Beiras”, permitirá a ligação direta entre a Linha da Beira Baixa e a fronteira de Vilar Formoso na Linha da Beira Alta e vice-versa, com o consequente aumento da capacidade da ligação fronteiriça. 

Financiamento Comunitário

A presente ação integrará a candidatura no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha da Beira Baixa - Modernização do troço Castelo Branco – Covilhã - Guarda (2.ª fase) ”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.