Variante à EN109 em Tavarede

Terça, 14 Julho, 2009
Variante à EN109 em Tavarede

Está concluída a obra de construção da  Variante à EN109 em Tavarede. A empreitada adjudicada à empresa OBRECOL, Obras e Construções, S.A., envolveu um investimento total de 11,8 M€ (s/IVA), acrescido de 3,5 M€ relativos a expropriações.
Localizada no distrito de Coimbra, a Variante à EN109, em Tavarede, constituirá o principal acesso por Norte à Figueira da Foz e povoações limítrofes, tendo a sua continuação para Sul assegurada através da Ponte Edgar Cardoso, recentemente reabilitada e da nova Ponte da Gala aberta ao tráfego em 2008. O traçado da Variante, com uma extensão total de 2.262 m, tem o seu início cerca do km 115,200 da actual EN109 e final junto do Nó da Figueira da Foz, localizado a Norte da Ponte Edgar Cardoso. A Variante desenvolve-se com orientação Norte/Sul, intersectando a Rua José Nunes Medina (EM 597) e a Rodovia Urbana, rebaptizada Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, no vale a Nascente de Tavarede. Esta via urbana contempla um Nó que irá permitir o acesso mais directo a Tavarede, Buarcos e às praias da Figueira da Foz.
Na área de intervenção da Variante foram previstos sete restabelecimentos com um total de 1.115 m de extensão, sendo que para a materialização de três deles foi necessária a construção de uma Passagem Superior e o alargamento de duas Passagens Inferiores existentes. O Restabelecimento n.º 1, associado à Passagem Superior n.º 1, passa a servir o aglomerado urbano existente, dando igualmente acesso à povoação de Ferrugenta. Os restantes restabelecimentos resultaram da necessidade de manter as acessibilidades a núcleos habitacionais existentes, uma vez que foi prevista a vedação física da variante e ramos do nó com a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro.