Conclusão da beneficiação da EM528-2
Está concluida a empreitada de Beneficiação da EM528-2 - Proximidades do futuro Terminal Civil do Aeroporto de Beja/EN 121. A empreitada, adjudicada à empresa Teodoro Gomes Alho, S.A., envolveu um investimento total de 1,6 M€ (s/IVA), financiado pela EDAB – Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, S.A., ao abrigo de um protocolo celebrado entre essa entidade, a EP-Estradas de Portugal, S.A. e o Município de Beja, que promoveu a expropriação das cinco parcelas necessárias, envolvendo uma área de 70.000 m2.
Localizada no distrito e concelho de Beja, a beneficiação da EM528-2 vai proporcionar uma ligação rápida e em condições de segurança a partir do actual IP8/EN 121 e do futuro IP8 ao Terminal Civil do Aeroporto de Beja, dotando-a de melhores características geométricas em planta, em perfil longitudinal e em perfil transversal. O traçado inicia-se na Rotunda de S. Brissos e termina no ponto de interligação com os arruamentos do futuro Terminal Civil do Aeroporto de Beja, designadamente na continuidade da via designada como Eixo Viário Principal.
A beneficiação da EM528-2, numa extensão total de cerca de 2.735 m, incluiu o aproveitamento da plataforma da estrada existente, tendo esta sido alargada de modo a comportar o perfil transversal-tipo. Ao longo do traçado da EM528-2 foi, ainda, prevista uma intersecção para ligação aos Montes da Figueirinha e Diabrória.