Dia Mundial do Ambiente
A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são uma preocupação presente na missão da Estradas de Portugal.
No Dia Mundial do Meio Ambiente destacamos o trabalho desenvolvido pela empresa para a preservação da biodiversidade, com o projeto de monitorização da mortalidade de fauna nas estradas, com vista à sua minimização.
O projeto concretiza-se em três grandes objetivos: i) diagnóstico da mortalidade da fauna; ii) identificação e acompanhamento de situações críticas (pontos negros); iii) proposta de medidas de minimização e avaliação da sua eficácia.
Na sequência do trabalho desenvolvido tem-se verificado que o grupo dos mamíferos carnívoros tem sido o mais afetado. Este é reconhecidamente um dos grupos mais vulneráveis à mortalidade por atropelamento, encontrando-se muito ameaçado, também, pelo efeito-barreira das estradas e pela redução/fragmentação das suas áreas de distribuição. Contudo, estas espécies utilizam as passagens hidráulicas e as passagens agrícolas para atravessar a estrada pelo que a disponibilidade destas estruturas pode influenciar positivamente a redução da sua mortalidade. Assim, as medidas preconizadas centram-se fundamentalmente na adaptação das passagens (torná-las apelativas para os animais, quer através de uma melhor integração paisagística das mesmas, quer através da colocação de passadiços secos nas passagens hidráulicas) e/ou no reforço e retificação das vedações quando aplicável.