Aberta ao tráfego a ligação da Azinhaga dos Besouros

Quinta, 5 Março, 2015
Aberta ao tráfego a ligação da Azinhaga dos Besouros

Reaberto à circulação o acesso do Bairro da Pontinha à Rotunda de Benfica, uma estrada cuja execução integra a empreitada do IC16 - Radial da Pontinha - Sublanço Nó da Pontinha / Rotunda de Benfica, inaugurado no passado mês de novembro.

 

Com a abertura ao tráfego desta ligação fica restabelecida a antiga Azinhaga dos Besouros com uma extensão de cerca de 1000 m, localizada na freguesia da Pontinha do concelho de Odivelas.

 

A execução desta obra incluiu a criação de uma Passagem Superior, trabalhos de tratamento paisagístico, nomeadamente a modelação de terreno, revestimento vegetal de taludes, plantações e a criação de um espaço de lazer e estacionamento. Foram também implementadas medidas de minimização de impacte ambiental de ruído com a colocação de barreiras acústicas.

Nas zonas onde o espaço disponível o permitiu, foram criados estacionamentos longitudinais, em ambos os lados da via.

 

Tal como referido, esta ligação integra a empreitada de execução do troço final do IC16 entre o Nó da Pontinha e a Rotunda de Benfica construída no âmbito da empreitada de construção do IC17 CRIL.

 

O IC16, aberto ao tráfego na totalidade da sua extensão em novembro do ano passado, constitui a última radial de entrada na cidade de Lisboa com perfil de autoestrada e assegura o fecho da malha rodoviária da área metropolitana da capital.

 

A construção do sublanço do IC16 entre o Nó da Pontinha e a Rotunda de Benfica, representou um investimento superior a 4,2 milhões de euros.

 

Esta obra foi prefinanciada, âmbito do QREN, a 100% através de fundos comunitários tendo constituído o primeiro projeto integrado no PETI - Plano Estratégico de Transportes de Infraestruturas a avançar.

 

 

O projeto foi avaliado pelo Grupo de Trabalho IEVA, como tendo um elevado grau de prioridade, ao constituir um projeto fecho de malha, no que concerne a ligações tipo “last mile” e resolver constrangimentos, como o congestionamento nos acessos às grandes cidades.