Modernização do troço Covilhã–Guarda - Nova Ponte do Corge
A REFER lançou o Concurso Público para a construção da nova Ponte do Corge, ao km 168,612 da Linha da Beira Baixa. Com o lançamento deste concurso reinicia-se o processo de modernização do troço Covilhã-Guarda que se encontra encerrado à exploração ferroviária desde 2009 e vem reforçar a aposta da REFER na otimização do desempenho e fiabilidade da sua infraestrutura. No quadro do projeto de modernização deste troço, a construção desta nova ponte assume um papel relevante na medida em que viabilizará que as máquinas e equipamentos ferroviários acedam à via-férrea a partir da Estação da Covilhã, contribuindo assim para maior facilidade logística na intervenção e redução do prazo da mesma. A nova ponte, que irá localizar-se exatamente no mesmo local da existente, visa a substituição da ponte metálica construída em 1891, e cuja estrutura se encontra em avançado estado de degradação e sem viabilidade de recuperação, implicando consequentemente a sua demolição e desmantelamento. A nova estrutura, de betão armado pré-esforçado, terá um comprimento total de 224m e pilares com uma altura até 33m, e permitirá futuramente o aumento da capacidade de carga transportada; o aumento da velocidade; a diminuição dos custos de manutenção e o incremento da segurança. O preço base do concurso é de 2,5 milhões de euros, e o prazo de execução da empreitada de 360 dias de calendário a partir da data de consignação, estimando-se que a obra tenha início no final de 2015. 23 de fevereiro de 2015