Conclusão da empreitada de construção de estação técnica

Quinta, 15 Janeiro, 2015
Linha do Sul

A REFER concluiu a empreitada de construção de Estação Técnica de cruzamento de comboios, ao km 118,500, da Linha do Sul, entre a Estação de Canal Caveira e o Apeadeiro de Azinheira dos Barros (concelho de Grândola). A construção deste empreendimento, com um investimento global associado de cerca de quatro milhões de euros, tem como objetivo o aumento da capacidade do itinerário Sines – Ermidas – Grândola e reforço das condições de exploração de comboios de mercadorias com origem e destino no Porto de Sines - alcançada nomeadamente por viabilizar o cruzamento de comboios de 750m de comprimento - dele decorrendo significativos ganhos ambientais, e o incremento da fiabilidade e segurança ferroviária.

O projeto englobou as empreitadas de construção civil, via e catenária, adjudicada ao consórcio Somafel/Conduril; a empreitada de sinalização eletrónica adjudicada à Siemens, SA; a empreitada de instalação do Sistema de Controlo Automático de Velocidade, adjudicada à Bombardier Transportation Portugal, e, instalação dos Sistemas de Telecomunicações, que foi assegurada pela REFER Telecom, empresa do Grupo REFER.

O traçado da Estação Técnica, com uma extensão de 1,1 km, eletrificado e dotado de sinalização eletrónica, desenvolve-se paralelamente à Linha do Sul, o que permitiu que a obra evoluísse sem grandes interferências na regular exploração ferroviária.

Os trabalhos decorreram entre maio e dezembro de 2014, tendo a sua gestão, coordenação, fiscalização, coordenação de segurança em obra e assessoria técnica, sido assegurada pela REFER Engineering, também ela empresa do Grupo REFER.

Esta empreitada integra a candidatura , com o código 2014-PT-TM-0627-M, desiganada por "Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha): Troço Évora-Caia e Estação Técnica ao km 118 da Linha do Sul", submetida e aprovada pelo CEF Geral

CEF

 

14 de janeiro de 2015