Elaboração de normas técnicas para uma infraestrutura de três carris

Terça, 16 Dezembro, 2014
Co-financiamento Europeu

A ação diz respeito aos corredores multimodais que unem Portugal e Espanha e ajudam a ligar estes dois países ao resto da Europa, em conformidade com a Decisão n.. 661/201O/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 7 de julho de 2010, sobre as orientações da União para o desenvolvimento da rede transeuropeia de transportes.

As atuais ligações transfronteiriças estão cristalizadas e a infraestrutura ferroviária é antiquada e padece de várias limitações, nomeadamente obsolescência tecnológica e falta de capacidade de transporte. É necessário, assim, reestruturar e reconfigurar a infraestrutura para a adaptar ao novo modelo de rede interoperável no espaço comum europeu.

Com este objetivo, a ação global centrar-se-á na melhoria destas ligações mediante a construção de novas linhas interoperáveis, adaptadas às especificidades dos diferentes tipos de transporte, podendo optar-se por vias separadas, com bitola de 1435 mm e de 1668 mm, ou por uma via única, preparada para a utilização simultânea das duas bitolas. Assim, as soluções a ponderar no caso de Portugal incluem o recurso à solução tecnológica dos três carris. Consequentemente, é necessário fazer os estudos e o projeto de uma infraestrutura de via algaliada de três carris.

No âmbito das atividades previstas a título desta ação específica, será elaborado um conjunto de normas técnicas para a catenária, a compatibilidade eletromagnética, a sinalização e a via. Estas normas estabelecerão os parâmetros e as regras que contribuirão para preparar o projeto pormenorizado das futuras obras de construção.

 

Simbolo RTE

Código da Operação: 2013-PT-91039-S

Orçamento (nacional): 400,000 euros

Custo total do Projeto coberto pela decisão: 800,000 euros

Contribuição CE: 400,000 euros

Percentagem comparticipação CE: 50% (Estudos)