Consignação da empreitada de eletrificação

Terça, 4 Novembro, 2014
Ramal ferroviário do Porto de Aveiro

A REFER consignou a obra de eletrificação do ramal ferroviário de ligação ao Porto de Aveiro, numa extensão de 8,8 km, obviando assim um constrangimento à eficiência e potenciação do transporte ferroviário de mercadorias nesta ligação, que se encontra em exploração desde março de 2010.
A empreitada foi adjudicada à OPWAY - Engenharia, SA, pelo montante de 1.686.827,00 euros e terá uma duração de nove meses.

Esta intervenção, que pretende alavancar a competitividade e o desenvolvimento da economia nacional, e em particular o crescimento da quota de mercado do transporte ferroviário de e para o Porto de Aveiro, permitirá, com o recurso à tração elétrica, reduzir as emissões de gases de efeito de estufa; o nível de ruído e os custos de energia, com impacto direto nos custos da operação.

Importa ainda realçar que os objetivos prosseguidos por este projeto enquadram-se e contribuem para o cumprimento das metas fixadas pelo Livro Branco – Roteiro do espaço único europeu dos transportes, rumo a um sistema de transportes competitivo e económico em recursos, que aumente a mobilidade, elimine os principais obstáculos em áreas essenciais e fomente o crescimento e o emprego, em simultâneo, com a redução da dependência da Europa no que diz respeito às importações de petróleo e diminuição em 60 % das emissões de carbono nos transportes até 2050.

A elaboração do projeto de execução e a gestão, coordenação e fiscalização da obra, atividades internalizadas pelo Grupo REFER, estão a cargo da REFER Engineering.

Este projeto será objeto de cofinanciamento comunitário no âmbito do programa operacional de Desenvolvimento Territorial 2007-2013 POVT - eixo prioritário \Redes Estruturais Nacionais e Equipamentos para os Transportes Sustentáveis e a Mobilidade\. 4 de novembro de 2014