Conclusão empreitada de estabilização de taludes
Foram concluídos os trabalhos relativos à empreitada de estabilização de taludes de escavação entre os km 124,500 e 124,700 e os km 125,460 e 125,810, no troço Régua - Pocinho, da Linha do Douro.
Esta intervenção, com um investimento associado de 1,9 milhões de euros, integra-se num programa de estabilização de taludes que visa o reforço das condições de segurança na circulação na rede ferroviária.
A empreitada, realizada em duas fases, executadas respetivamente pelas empresas Obrecol SA e Fernandes & Remelhe, Lda, consistiu na instalação de redes metálicas pregadas e na construção de um pórtico de proteção à via-férrea contra a queda de blocos rochosos (túnel falso), revestido com vegetação e pedra de xisto da região, enquadrando a intervenção, paisagística e ambientalmente, com a zona protegida do Alto Douro Vinhateiro, inserida na Lista do Património Mundial da UNESCO.
O projeto foi elaborado pela Tetraplano, Engenharia, Lda e a fiscalização das obras foi assegurada por uma equipa multidisciplinar da REFER Engineering, empresa do Grupo REFER.