Linha de Alta Velocidade Lisboa–Madrid – Estação Internacional de Elvas/Badajoz
O Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP), formado pelos respectivos gestores da infra-estrutura ferroviária, ADIF (gestor de infra-estrutura ferroviária em Espanha) e RAVE/REFER, lançou um concurso público para a elaboração dos projectos para a Estação Internacional de Elvas-Badajoz, localizada na zona do rio Caia, fronteira entre os dois países. A estação internacional insere-se na linha de Alta Velocidade Lisboa – Madrid, a qual faz parte das Redes Transeuropeias de Transportes e constitui o elo de ligação dos troços de linha entre Madrid/Badajoz e Lisboa/Poceirão/Elvas-Caia. Este concurso dá seguimento às resoluções aprovadas na Cimeira Ibérica realizada em Zamora, em Janeiro de 2009, pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Portugal e pelo Ministro do Fomento de Espanha, e inclui os seguintes projectos: • Estação de passageiros localizada no lado espanhol, incluindo plataforma de vias, cais de embarque, estacionamentos e acessos rodoviários em território espanhol;
• Estação de mercadorias localizada no lado português, incluindo plataforma de vias, instalações para carga e descarga, acessos rodoviários e estacionamento para veículos pesados;
• Acessibilidades rodoviárias à estação de passageiros, a partir de Portugal;
• Dois viadutos de ligação sobre o rio Caia, um para via dupla em bitola europeia e o outro para via única em bitola ibérica;
• As instalações técnicas ferroviárias (via, catenária, sinalização e comunicações) necessárias às intervenções indicadas. Este troço terá um comprimento total de cerca de 5 km, dos quais 2,6 km estão localizados em Portugal e 2,4 km em território espanhol. O concurso tem um preço base de 7,5 milhões de euros, incluindo o IVA, e um prazo de 15 meses para a execução dos projectos, sendo suportado em partes iguais pela RAVE e pelo ADIF. Linha de Alta Velocidade Lisboa – Madrid A linha de alta velocidade Lisboa – Madrid terá 651 km de extensão e será executada em bitola europeia (UIC), ficando preparada para tráfego de passageiros e de mercadorias.
Esta linha encontra-se em avançado estado de execução, a saber:
• Em Espanha, a maioria dos troços compreendidos entre Badajoz e Talayuela encontram-se já em obra ou em concurso para a sua realização, estando os restantes troços em projecto. Entre Talayuela e Pantoja, onde intercepta a linha de alta velocidade Madrid – Sevilha já em serviço, todos os troços encontram-se em fase de projecto;
• Em Portugal foi já atribuída a concessão entre Poceirão e Caia, numa extensão de cerca de 165 km, estando a Concessionária actualmente a desenvolver os projectos de execução. Financiamento Europeu O troço transfronteiriço Évora-Mérida, no qual se insere a Estação Internacional de Elvas-Badajoz, foi objecto de financiamento por parte do Fundo das Redes Transeuropeias de Transportes 2007-2013 que ascende a 312,66 milhões de euros, destinados a co-financiar a realização dos projectos de execução e das obras.