Projecto de Modernização da Linha de Cascais

Sexta, 21 Maio, 2010
<strong>Remodelação da Estação de S.João do Estoril </strong><br /> A REFER contemplou no seu Projecto de Modernização da Linha de Cascais o encerramento de todos os atravessamentos de nível, incluindo a Passagem de Nível de S. João do Estoril.

Neste âmbito, foi consignada no passado dia 18 de Maio a empreitada de Remodelação da Estação de S. João do Estoril, adjudicada à OBRECOL – Obras e Construções SA., por 3.337.394,24 euros e um prazo de execução de nove meses. A fiscalização dos trabalhos é da responsabilidade da CONSULGAL – Consultores de Engenharia e Gestão, S.A., bem como a prestação de serviços no âmbito da coordenação de segurança. Nesta intervenção salientam-se os seguintes aspectos:

  • Construção de Passagem Inferior Pedonal, sem comunicação directa com o espaço ferroviário;
  • Acessibilidades à estação – um acesso de cada lado da respectiva plataforma;
  • Três espaços comerciais, localizados nos circuitos de acesso dos utentes e da população em geral, de modo a permitir maximizar o seu potencial;
  • Controlos de Acessos - estão previstos dois pontos, um por cais, independentes entre si, com ligação através da passagem inferior pedonal. A instalação dos equipamentos fica a cargo do operador CP;
  • Duas saídas de emergência das plataformas, localizadas nos topos poentes. Estes locais vão permitir o acesso de veículos de manutenção / emergência ao canal ferroviário, e no sentido inverso de saída de emergência. Prevê-se a instalação de portões de correr, com a instalação de comando motorizado.
  • Limpeza, reparação e pinturas de todas as fachadas do edifício e das coberturas.

As novas acessibilidades e atravessamento pedonal desnivelado do canal ferroviário, acessível a pessoas com mobilidade condicionada, possibilitam a eliminação dos atravessamentos de nível nesta estação, melhorando significativamente as condições de circulação ferroviária e pedonal e a segurança de pessoas e bens.

21 de Maio de 2010