Ramal de Neves Corvo reabriu à circulação
Na sequência das fortes chuvas que caíram na zona Sul, no dia 23 de Dezembro de 2009, o aumento do caudal da ribeira da Zambujeira arrastou resíduos que obstruíram as passagens hidráulicas existentes no aterro ao km 14,100 do Ramal de Neves Corvo, tendo sido suspensa a circulação por falta de condições de segurança. Face à ameaça de ruptura do aterro – o que poria em causa a segurança de pessoas e bens – a REFER e a Protecção Civil desencadearam acções para a libertação da água retida, tendo sido provocada a 27 de Dezembro de 2009 a ruptura do aterro de forma controlada. Com o objectivo de permitir a abertura à exploração no mais curto prazo, assegurando as necessárias condições de segurança, a REFER desenvolveu, com recurso a meios internos, a elaboração dos projectos de reposição e estabilização do talude de aterro e das novas passagens hidráulicas, e procedeu, a 27 de Janeiro de 2010, ao ajuste directo da sua execução à empresa Tecnovia, por um milhão de euros e um prazo global de execução de dois meses. A reposição da superstrutura de via foi adjudicada ao consórcio Somague/Neopul/EIP por cerca de cem mil euros. Os trabalhos iniciaram-se a 3 de Fevereiro de 2010 e, apesar das condições climatéricas adversas que se fizeram sentir na zona durante grande parte do período de execução das empreitadas, cuja fiscalização foi igualmente assegurada com meios internos, foi possível antecipar em alguns dias a data de reabertura do Ramal à circulação ferroviária. 12 de Abril de 2010