Sistema de Mobilidade do Mondego
Prosseguindo o lançamento das acções com vista à adaptação da infra-estrutura ferroviária necessárias para o arranque do Sistema de Mobilidade do Mondego, foi publicado em 19 de Abril de 2010, no n. 75 da II Série do Diário da República, o anúncio do concurso público aberto pela REFER para a reabilitação da infra-estrutura ferroviária do troço Coimbra B / Portagem, do Ramal da Lousã. Com uma extensão aproximada de 2230 metros, esta intervenção prevê a duplicação do espaço do canal da actual infra-estrutura ferroviária afecta ao Ramal da Lousã, a executar em bitola europeia de 1435 mm, para permitir a circulação do novo material circulante tipo \tram-train\, a adquirir pela CP. A zona de parqueamento de material circulante em Coimbra B contempla cinco linhas, com capacidade total para 11 veículos. A via será balastrada em 780 metros da sua extensão e betonada nos restantes 1450 metros, enquadrando-se com as vias existentes da Linha do Norte e permitindo a sua futura adaptação ao projecto da rede de Alta Velocidade da nova Estação Multimodal de Coimbra. Com um preço base de 11 milhões de euros e um prazo de execução de 21 meses, os trabalhos a realizar no âmbito da presente empreitada consistem, essencialmente, nas seguintes intervenções:
- Construção da nova plataforma de via, estabilização de taludes, drenagem, caminho de cabos de sinalização e telecomunicações, alimentação de energia de tracção, sistema de alimentação a 750 V corrente contínua e assentamento de via
- Execução das plataformas de passageiros e remodelação das zonas envolventes das estações de Coimbra B, Padrão/Monte Formoso, Açude/Choupal, Arnado e Aeminium/Loja do Cidadão
- Construção de uma passagem superior de peões em Coimbra B, de uma passagem inferior rodoviária e de um pontão
- Integração urbana da área envolvente bem como beneficiação e requalificação da Av. Marginal e da Rua Cidade de Aeminium, ao longo de 1200 metros.