Lançamento do Concurso público para a Empreitada de Modernização do Troço Valadares-Gaia, na Linha do Norte
2017-04-12
Numa cerimónia que decorreu esta manhã na Estação Ferroviária General Torres que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, foi apresentada publicamente a empreitada do troço Valadares-Gaia integrado na Modernização da Linha do Norte.
Tendo em vista o objetivo de modernização do troço Ovar-Gaia da Linha do Norte, onde circulam em média 190 comboios por dia, vai ser concretizada uma renovação integral da via (RIV) entre Valadares e Gaia, numa extensão de 4,3 km.
Neste âmbito a IP procede agora ao lançamento do Concurso público no troço Valadares – Gaia, com preço base de 4.703.484,00 euros e prazo de execução de 240 dias.
Ao valor da empreitada somar-se-á o custo dos materiais a fornecer pela IP na ordem dos 800 mil euros. A empreitada engloba, entre outros, os seguintes trabalhos:
- Desguarnecimento mecânico descontinuo sem depuração do balastro a uma profundidade de 0,35 m abaixo da base da travessa;
- Melhoria na drenagem e da plataforma;
- Fornecimento e aplicação de balastro granítico;
- Substituição das travessas de madeira existentes por travessas em betão bibloco (TBBG-01);
- Substituição do carril existente de 54 kg/m por carril novo de 60 kg/m;
- Ataque mecânico pesado final com estabilização dinâmica.
Com o presente procedimento é dado o primeiro passo para a modernização do troço Ovar-Gaia, no âmbito do Plano Ferrovia 2020.
A modernização prevista no Ferrovia 2020 para o troço Ovar-Gaia, com 35 km de extensão, inclui a substituição integral da superestrutura da via (carril, travessas, AMV e balastro), alterações de layouts de via, nas estações de Ovar, Esmoriz, Granja e Vila Nova de Gaia, a construção de quatro vias de resguardo, com 750 m de comprimento útil, para comboios de mercadorias, a substituição integral de catenária em 10 km, a instalação de sistema de sinalização eletrónica, a construção de passagens desniveladas para supressão de passagens de nível e novas plataformas de passageiros em estações e apeadeiros e passagens desniveladas para atravessamento da linha.
A Linha do Norte integra o Corredor Atlântico, classificado como “core network” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) que tem como objetivo contribuir para o reforço da coesão económica e social da Europa e para o desenvolvimento do respetivo mercado interno, nomeadamente através da ligação das regiões periféricas às regiões centrais da União Europeia.
Este é mais um investimento inscrito Plano Ferrovia 2020 com vista à modernização da Rede Ferroviária Nacional e cuja execução a Infraestruturas de Portugal tem vindo a implementar com diversos estudos a avançar e várias obras a decorrer no terreno.
Lançamento do Concurso público para a melhoria das acessibilidades pedonais à Estação de General Torres
Ainda no âmbito da Modernização da Linha do Norte, a Infraestruturas de Portugal, a C.M. de Vila Nova de Gaia e o Metro do Porto assinaram hoje o Acordo de Cooperação para o Projeto e empreitada de construção de escadas metálicas e elevadores, na ligação da Estação Ferroviária General Torres ao Metro e Autocarros na Av. Da República.
Trata-se de uma intervenção com um custo de 435 mil euros, que tem como objetivo principal garantir acessos pedonais mais cómodos e seguros para todos os utentes, responder às necessidades específicas das pessoas com mobilidade condicionada, melhorar o interface das Estações de General Torres da Linha do Norte e da Linha Amarela do Metro do Porto e assim promover uma maior a utilização do transporte público ferroviário.
O prazo de execução da empreitada é de 120 dias pelo que se prevê a conclusão da empreitada no quarto trimestre de 2017.
Linha do Norte - General Torres
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