“AS 4 ESTAÇÕES D'O GAJO”
A Infraestruturas de Portugal associa-se a uma nova viagem com o ‘O Gajo’, com partida na estação de “Santa Apolónia”, apresentando o single “Cacilheiro”, tema deste novo trabalho.
"Santa Apolónia" é o segundo dos quatro EP*, que será apresentado ao vivo pela primeira vez, numa sessão gratuita aberta ao público, na Estação Ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa pelas 18H00, do dia 6 de junho.
Após a primeira viagem em 2018, que teve início na Estação do Rossio, com o mesmo nome daquela estação, ‘O Gajo’ regressa este mês, pelas mãos de João Morais, com a apresentação “As 4 Estações d’O GAJO”, título que se inspira no nome de uma das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” - Antonio Vivaldi - 1723), que consiste num trabalho dividido em quatro EPs, cada um com cinco músicas.
Rossio, Santa Apolónia, Alcântara-Terra e Cais do Sodré dão assim o mote para a viagem de onde se parte de Lisboa para o mundo. Não com um destino real, certo e determinado, mas evocativo das muitas viagens e memórias que habitam o imaginário de quem ouve.
Este trabalho quadripartido, convida o ouvinte a experimentar os múltiplos espaços e colorações emocionais que nascem da plasticidade da Viola Campaniça e do universo criativo d'O GAJO, em todos os seus percursos, narrativas e paisagens sonoras.
A coleção apresenta vinte músicas inéditas que serão editadas em quatro momentos do ano de 2019, fazendo corresponder cada um desses momentos a cada uma das quatro estações do ano - Inverno, Primavera, Verão e Outono.
Uma nova linguagem para um instrumento antigo, que na sua melhor tradição renasce pelas mãos d'O GAJO.
*Extended play (EP) é uma gravação em disco de vinil, formato digital ou CD que é longa demais para ser considerada um single e muito curta para ser classificada como um álbum musical.