Corredor Internacional Sul
2019-05-27
A Infraestruturas de Portugal procedeu à assinatura do contrato com o consórcio Sacyr Somague, S.A./Sacyr Infraestructuras, S.A., para a construção do novo troço ferroviário entre Alandroal e a Linha do Leste, que integrará o futuro Corredor Internacional Sul.
Este investimento de 130,5 milhões de euros, desenvolvido no âmbito do Programa Ferrovia 2020, contempla a construção de um subtroço com 38,4 quilómetros da nova Linha de Évora, envolvendo, entre outros, a execução dos seguintes trabalhos:
- Construção de infraestrutura de via-férrea, incluindo terraplenagem, sistema de drenagem
- Criação de uma estação técnica
- Construção de 13 novas Pontes e viadutos ferroviários:
- Ponte de Alcalate – 435 metros de extensão
- Ponte de Pardais – 785 metros de extensão
- Viaduto da Asseca – 239,4 metros de extensão
- Ponte da Asseca – 644 metros de extensão
- Viaduto da Freira – 380,2 metros de extensão
- Ponte de Mures – 510 metros de extensão
- Viaduto da Capela – 494 metros de extensão
- Viaduto do Sobral – 314 metros de extensão
- Ponte sobre a Ribeira de Varche – 575 metros de extensão
- Ponte sobre a Ribeira de Mosqueiros – 330 metros de extensão
- Ponte sobre a Ribeira de Cancão – 750 metros de extensão
- Ponte sobre a Ribeira da Lã – 558 metros de extensão
- Viaduto sobre a A6 na Ligação à Linha do Leste – 201 metros de extensão
- Construção de 26 Obras de Arte para a criação de desnivelamentos rodoviários
- Execução de caminhos paralelos e caminhos de acesso e emergência contiguo
- Vedação do Canal Ferroviário
- Trabalhos preparatórios para a colocação de sistemas de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP), telecomunicações, catenária e sinalização.
O novo troço da Linha de Évora, constituído pelos troços Évora Norte/Freixo, Freixo/Alandroal e Alandroal/ Linha do Leste, terá uma extensão total de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única eletrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia).
O presente contrato será objeto de apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de contratos de cofinanciamento com comparticipações que variam entre 40 e 50%.
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