Infraestruturas de Portugal acolhe exposição fotográfica “Um dia de cada vez”
Numa iniciativa da Fundação Infantil Ronald McDonald™ (FIRM), à qual a Infraestruturas de Portugal se associa, foi inaugurada na Estação do Rossio a 15 de maio, Dia Internacional da Família proclamado pelas Nações Unidas, a exposição fotográfica “Um dia de cada vez”.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes a Presidente do Conselho de Administração e o Diretor Executivo da Fundação, Isabel Andrade e Gonçalo Barata, e o Presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, e a Vogal do Conselho de Administração da IP e da IP Património, Alexandra Barbosa.
As fotografias e textos, da autoria de Isabel Saldanha, retratam a vida de algumas das mais de 2650 famílias com crianças em tratamento hospitalar, que as Casas Ronald McDonald, em Lisboa e Porto, e o Espaço Familiar Ronald McDonald, no Hospital de Santa Maria, já acolheram e apoiaram de diferentes formas.
A exposição estará patente em Lisboa até 30 de maio, seguindo para a Estação de São Bento, no Porto, onde poderá ser visitada de 31 de maio a 14 de junho e, depois, para a Estação de Coimbra – Cidade, onde ficará aberta ao público de 15 de junho a 1 de julho.
Uma exposição única, destinada à comemoração dos momentos em família e que realça a importância e o papel das Casas e Espaço Familiar da Fundação Infantil Ronald McDonald™ no bem-estar, conforto e estrutura das famílias com crianças em tratamento hospitalar.
A IP disponibiliza os espaços ferroviários sob a sua gestão acolhendo regularmente as mais diversas iniciativas de âmbito cultural e social.
Sobre as Casas Ronald McDonald™
A Fundação Infantil Ronald McDonald™ é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de reconhecida Utilidade Pública, que tem como missão a promoção e realização de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e suas famílias. Criada em 2000, e desde o primeiro momento trabalhando em estreita ligação com os hospitais, conta com o apoio da sociedade civil e de parceiros, entre eles a McDonald’s Portugal e os seus franquiados, que ajudam à sustentabilidade da Fundação e dos seus projetos.
As Casas Ronald McDonald apoiam famílias que precisam de um local para ficar durante o tratamento hospitalar das suas crianças. São um porto de abrigo para as famílias, permitindo-lhes acompanhar de perto as crianças durante o período em que se encontram em tratamento hospitalar, aí permanecendo, gratuitamente. O papel destes Espaços, é o de aproximar as famílias e as suas crianças e de contribuir para o seu bem-estar.
Em Portugal, a primeira Casa Ronald McDonald foi inaugurada em Lisboa, a 3 de junho de 2008, junto ao Hospital D. Estefânia, o principal Hospital pediátrico português. Desde a abertura e até ao presente, a Casa Ronald McDonald de Lisboa já acolheu mais de 1460 famílias de todos distritos portugueses.
A segunda Casa Ronald McDonald foi inaugurada no Porto, a 20 de novembro de 2013, no perímetro do Hospital de S. João. Esta Casa acolhe os familiares mais carenciados das crianças que se deslocam da sua residência habitual, para receberem tratamento no Centro Hospitalar de S. João ou no IPO-Porto.
Existe, ainda, o Espaço Familiar Ronald McDonald em Lisboa, inaugurado a 12 de julho de 2017, no Hospital de Santa Maria, localizado na área pediátrica. Tem como objetivo dar apoio à famílias que estão afastadas das suas áreas de residência, onde podem estar, descansadas, levar as suas roupas e preparar as refeições num ambiente mais familiar, continuando a acompanhar de perto as crianças que estão em tratamento no Hospital.