Condicionamento de tráfego na Estrada Nacional 246-1

2019-04-15

A Infraestruturas de Portugal vai proceder ao abaste de 14 freixos localizados na Alameda de Freixos do Marvão, na EN 264-1, em Marvão. Por constituírem um perigo iminente para a segurança rodoviária, a IP  solicitou ao ICNF autorização para o abate destes exemplares, que se encontram em risco de queda iminente, podendo colocar em perigo pessoas e bens, tendo em conta o agravamento do seu estado fitossanitário e/ou vegetativo.

Nesse sentido terá início no próximo dia 17 de abril o abate de 14 freixos, bem como a poda, limpeza e remoção de ramos secos em outros exemplares. Para realização desta intervenção será necessário proceder ao corte de tráfego no troço da EN246-1, entre o km 9,250 e o km 10,500, em períodos intermitentes, entre as 8h00 às 18h00 até ao próximo dia 19 de abril. No período da interdição a circulação far-se-á pelas EN359 e EN246, estando o desvio devidamente sinalizado no local.

A necessidade desta intervenção resulta dos trabalhos já identificados quer no “Estudo de Avaliação do Estatuto Biomecânico e Fitossanitário de 235 Freixos na Estrada Nacional 246-1”, realizado pela empresa “Planeta das Árvores”, por solicitação da Câmara Municipal do Marvão, quer na “Proposta de Plano de Intervenção na Alameda de Freixos classificada na EN 246-1”, apresentada pela IP tanto á Autarquia como ao ICNF.

Após a realização desta intervenção e tal como ficou acordado com ICNF a IP irá proceder à plantação de novos exemplares, conforme tem vindo a ser prática habitual, de modo a dar continuidade à Alameda existente, pelo que estamos a avaliar a hipótese de proceder ao transplante de alguns exemplares existentes num viveiro desativado confinante com a Alameda.

Solicitamos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provoca, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores.