Terminal de Leixões - Reabilitação de Via
A Infraestruturas de Porttugal (IP) concluiu os trabalhos de reabilitação das linhas de apoio do Terminal de Leixões.
Com um investimento global associado de cerca 690 mil euros, as diferentes intervenções permitem aumentar a capacidade e operacionalidade da infraestrutura, potenciar o transporte ferroviário de mercadorias bem como garantir uma maior eficácia nas operações de formação e deformação das composições, que servem o Terminal de Leixões, onde em 2018, foram realizados 1.850 comboios.
Os trabalhos contemplaram a reabilitação e prolongamento de linhas – duas delas interditas por falta de condições – mediante a substituição de travessas de madeira por travessas de betão, substituição de carril e de balastro.
Com a realização destes trabalhos foi possível aumentar a capacidade de receção/expedição do feixe de triagem, com a disponibilização de mais duas linhas, eliminando assim alguns constrangimentos, melhorando significativamente as condições de exploração do referido feixe, incluindo a realização de manobras e o estacionamento dos comboios.
De referir que as diferentes intervenções foram desenvolvidas sem prejudicar a normal atividade do Terminal tendo os trabalhos sido planeados de modo a que em cada momento existissem condições plenas de operacionalidade.
A gestão, coordenação e fiscalização da obra foi assegurada pela IP.
Esta obra inscreve-se no conjunto de investimentos previstos para a rede ferroviária nacional que visam o fomento do transporte de mercadorias e das exportações.