Linha da Beira Alta
Foi concluído um conjunto de intervenções na Linha da Beira Alta que, fazendo parte da estratégia aprovada pela Infraestruturas de Portugal, em maio de 2018, tendente a repor os níveis de disponibilidade, fiabilidade, regularidade e segurança do serviço ferroviário, antecipam algumas das ações do futuro plano de modernização desta linha.
Esta estratégia, apostada em alcançar resultados a curto/médio prazo, elencou um conjunto de ações que, em duas frentes, permitissem diminuir quer o número de limitações de velocidade, quer o número de defeitos associados aos parâmetros geométricos de via, os quais vinham condicionando fortemente os índices de pontualidade da linha, afetando de forma negativa a qualidade do serviço prestado.
Com um investimento global associado de 3,7 milhões de euros as intervenções projetadas foram desenvolvidas em diversos pontos da linha, identificados como os mais críticos, e envolveram trabalhos de:
- Estabilização de taludes;
- Renovação da superestrutura de via;
- Desguarnecimento mecânico;
- Ataque mecânico pesado.
Com a conclusão gradual das obras inscritas no plano foram sendo alcançadas algumas melhorias ao nível dos diferentes indicadores, cujo efeito agregado, com o términus de todas as intervenções, é extremamente significativo e positivo, com reflexos importantes na qualidade e fiabilidade.
Assim, no que se refere às limitações de velocidade (LV) implementadas verifica-se uma redução de 18 LV entre maio de 2018 e fevereiro de 2019, o que permitiu que o índice de pontualidade (IP), nos diferentes serviços da Beira Alta, tenha tido uma evolução muito positiva, com os comboios intercidades com atraso inferior 5 minutos a passarem de 6% em maio de 2018 para 72% em janeiro de 2019, tendo o atraso médio deste serviço reduzido de 35m:29s para 04m:38s no mesmo período.
Do mesmo modo, resultado das diferentes intervenções, verificou-se uma diminuição de 35% no número de defeitos associados aos parâmetros geométricos de via, detetados nas ações inspetivas o que reflete a eficácia das medidas.
De referir que na Linha da Beira Alta, foram executadas em 2018 duas importantes empreitadas de renovação integral de via e estabilização de taludes com um investimento global associado de 5,7 milhões de euros, as quais permitiram renovar toda a superestrutura de via existente no troço abrangido, designadamente carril, travessas, fixações e balastro, ficando desde já assegurada a integração dos equipamentos instalados no futuro projeto de modernização da Linha da Beira Alta.
Com a conclusão deste conjunto de intervenções, a cargo do Centro Operacional de Manutenção Norte da DRF, foi dado um contributo significativo para o processo de valorização do itinerário ferroviário da Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, parte integrante da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e do Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
Dado o caráter estratégico deste corredor, até à concretização dos investimentos previstos no âmbito do Ferrovia 2020 a IP dará continuidade às ações de manutenção corrente e a um conjunto de investimentos, que, alinhados com os do Plano, são essenciais para garantir a segurança e os níveis de fiabilidade da infraestrutura de via.
No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do norte e centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.