Linha de Cintura - Troço Chelas-Braço de Prata
Foi concluída a empreitada de beneficiação da superestrutura de via, no troço Chelas-Braço de Prata, da Linha de Cintura, em Lisboa.
A intervenção desenvolvida numa das principais vias ferroviárias da área suburbana de Lisboa – onde circulam em média cerca de 300 comboios por dia – que assegura a interligação de todas as linhas radiais com términus na capital e garante as ligações dos comboios de passageiros de longo curso, através da Ponte 25 de Abril, bem como dos comboios de mercadorias ao Porto de Lisboa, contemplou os seguintes trabalhos principais:
- Substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão;
- Substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada;
- Beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço;
- Execução de muretes de contenção guarda-balastro;
- Desguarnecimento mecânico com depuração de balastro, rebalastragem e ataque mecânico pesado;
- Retificação de traçado de via, incluindo na inserção da Concordância de Xabregas;
- Beneficiação dos atravessamentos de nível no Apeadeiro de Marvila e Estação de Chelas.
Com a concretização da empreitada foram alcançados os seguintes objetivos estratégicos:
- Melhoria dos níveis de segurança e qualidade da via;
- Melhoria dos níveis de conforto e comodidade para os passageiros;
- Melhoria dos indicadores de disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura;
- Cumprimento dos níveis de serviço acordados com os operadores ferroviários;
- Redução dos níveis de emissão de ruído com a eliminação das juntas mecânicas;
- Redução dos custos de manutenção.
De referir que, de modo a minimizar os impactos às populações confinantes, o cronograma da empreitada acautelou que as ações com maior potencial de ruído fossem concentradas, o que permitiu que a intervenção pesada ao nível da via fosse concluída antes do final do mês de dezembro de 2018.
A empreitada, com um investimento global associado de cerca de 3,9 milhões de euros foi executada pela Sacyr Neopul, S.A. tendo o projeto de execução sido desenvolvido pela IP Engenharia. A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos foi assegurada pelo Centro Operacional de Manutenção Centro da Direção da Rede Ferroviária.