Conclusão de Empreitada de Tratamento Anticorrosivo em Pontes Metálicas

2019-01-03

A Infraestruturas de Portugal (IP)concluiu os trabalhos de pintura de seis pontes metálicas na Linha do Sul: Ponte de Garvão II, Ponte de Totenique, Ponte da Consulta, Ponte do Padronito, Ponte de Mira e Ponte do Barranco Longo, localizadas nos concelhos de Ourique, Odemira e Silves

A intervenção, com um investimento associado de cerca de 800 mil euros, teve como propósito assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das pontes ferroviárias, atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição, que originam ambientes com elevado grau de agressividade.

No âmbito dos trabalhos foi executada a decapagem integral das pontes com jato de areia para remoção de toda a tinta existente, bem como de eventuais focos de corrosão, tendo posteriormente sido aplicado um esquema de pintura composto por três camadas de tinta.

A intervenção, da responsabilidade da IP, foi desenvolvida sem comprometer a circulação regular de comboios cumprindo igualmente com as exigências ambientais relacionadas com as medidas de proteção à dispersão de resíduos.

Da rede ferroviária nacional fazem parte mais de 500 pontes metálicas - algumas delas centenárias e de elevado valor histórico e simbólico - e que, graças aos esforços de preservação e manutenção, permanecem ao serviço sem limitações.