Estabilização de Taludes na Linha da Beira Alta
Foi concluída a empreitada de estabilização de taludes de escavação entre o quilómetro 59,920 e o quilómetro 82,950 da Linha da Beira Alta (concelhos de Mealhada e Santa Comba Dão).
A intervenção teve por objetivo estabilizar cinco taludes, no troço compreendido entre a Estação do Luso-Buçaco e a Estação de Santa Comba Dão, que indiciavam fenómenos de instabilidade, e onde a fraturação do maciço patente era propícia à formação de deslizamentos e queda de blocos, tendo para tal sido desenvolvidas as seguintes ações principais:
- Regularização e/ou reperfilamento dos taludes existentes;
- Consolidação dos taludes através de betão projetado, pregagens ou ancoragens e redes pregadas;
- Renovação dos sistemas de drenagem.
A obra, da responsabilidade do Centro Operacional de Manutenção Norte da Direção da Rede Ferroviária, embora contígua à via-férrea, desenvolveu-se sem comprometer a circulação regular de comboios tendo para tal sido desenvolvido um criterioso plano de trabalhos e de medidas de segurança.
A empreitada, com um investimento global associado de cerca de 2 milhões de euros foi executada pela DST, tendo o Projeto sido desenvolvido pela CENORGEO. A Fiscalização esteve a cargo da FASE.
Atendendo aos riscos inerentes a este elemento geotécnico que acompanha largas extensões da via-férrea, e suportada num acompanhamento e monitorizações permanentes, a IP desenvolveu em 2016 e 2017, na Linha da Beira Alta, diversas intervenções de estabilização de taludes com um investimento associado na ordem dos 660 mil euros, procurando assim corrigir sinais de instabilidade e minorar os riscos naturais que lhes estão intrinsecamente associados, beneficiando as condições de segurança e consequentemente a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.
De referir que as intervenções desenvolvidas e as que se encontram em curso na Linha da Beira Alta estão alinhadas com os investimentos previstos no âmbito do Plano de Investimentos Ferrovia 2020 para a mesma, sendo que dado o carácter estratégico deste corredor, e até à concretização deste investimento, é fundamental continuar a realizar as ações de manutenção corrente e alguns investimentos, entre os quais se enquadram os agora concluídos, e que são essenciais para garantir a segurança e os níveis de fiabilidade da infraestrutura.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a modernização desta linha é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do norte e centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.