Construção do troço final da A25 entre Vilar Formoso e a fronteira
Realizou-se no dia 20 de novembro a assinatura do contrato da empreitada para a construção do troço final da A25 de ligação entre Vilar Formoso e a fronteira.
A sessão contou com intervenções do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques e do Presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Machado.
O Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, apresentou a Empreitada de Conclusão da A25 - Vilar Formoso - Fronteira cujo contrato foi assinado pela IP e pela Conduril - Engenharia, S.A.
Estiveram também presentes na sessão representantes do Ministério de Fomento e da Junta de Castilla y Léon.
Enquadramento
A A25 insere-se na denominada Rede Transeuropeia E80, que se inicia em Aveiro (Porto de Aveiro) e estende-se até à fronteira de Vilar Formoso.
Esta intervenção, co-financiada pela União Europeia, permitirá concluir a ligação em autoestrada em toda a sua extensão, fortalecendo a conetividade territorial e a articulação às redes europeias de transportes, potenciando as trocas comerciais de bens e serviços.
Objetivos
- Concluir a A25 dotando-a de características compatíveis com a sua importância enquanto acesso privilegiado a Espanha e ligação fundamental à Europa;
- Permitir a ligação à A62 – Autovia de Castilla;
- Materializar uma alternativa viária permitindo reduzir as externalidades ambientais negativas resultantes do atual atravessamento do centro urbano de Vilar Formoso pelo tráfego de longo curso e sobretudo de veículos pesados;
- Garantir a mobilidade em melhores condições de comodidade e de segurança e contribuir para a redução dos tempos de percurso.
A obra envolve:
- A execução de um troço com 3,5 quilómetros de extensão em perfil de autoestrada,
- A reformulação do atual Nó de Vilar Formoso,
- A construção de um viaduto com 330 metros de extensão, sobre a ribeira de Tourões,
- A realização de dois ramos de acesso ao Nó de Fuentes de Oñoro,
- A criação de duas rotundas e de sete restabelecimentos que assegurarão a ligação com a rede viária local.
A concretização deste investimento, irá permitir a conclusão da última das ligações transeuropeias a ser construídas – a A25, que liga o Porto de Aveiro a Espanha através de autoestrada, e assegurar ao tráfego de longo curso, sobretudo de veículos pesados, uma via mais eficiente, com melhores condições de comodidade e de segurança na ligação com a Europa.
Veja aqui o vídeo sobre as ligações transfronteiriças