“OPTIMUM - Multi-source Big Data Fusion Driven Proactivity for Intelligent Mobility”
Realizou-se no passado dia 12 de outubro, em Bruxelas, a reunião de Revisão final do projeto europeu “OPTIMUM - Multi-source Big Data Fusion Driven Proactivity for Intelligent Mobility”, um consórcio de 18 empresas europeias, entre as quais a Infraestruturas de Portugal, que assumiu um papel preponderante no desenvolvimento de um caso piloto em matéria de cobrança de taxas de portagens.
A reunião teve como objetivo a apresentação, ao Project Officer e ao Revisor nomeado pela Comissão Europeia, dos principais resultados obtidos e trabalho desenvolvido após a 1ª Revisão realizada no final do primeiro ano de projeto. Em conjunto com os parceiros portugueses Luis Simões (LS) e Uninova – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, a Infraestruturas de Portugal, representada neste projeto pelo Departamento de Negócio Rodoviário da Direção de Concessões, fez a apresentação do referido caso piloto, com o qual se pretendeu testar um modelo previsional de portagens dinâmicas. O modelo pretende, para cada secção da rede, definir uma proposta de preço “ótimo”, genericamente inferior ao tabelado, mas sobretudo atrativo para o operador logístico, neste caso a Luís Simões, levando à desejada transferência de tráfego para as autoestradas, em detrimento das estradas nacionais, tão desgastadas no cenário atual pela circulação de veículos pesados.
Com evidentes ganhos diretos para o gestor da infraestrutura e para os operadores logísticos, são de realçar ainda os benefícios ambientais (redução das emissões de CO2) e sociais (impacto nas população residentes junto das estradas nacionais) que poderão vir a ser alcançados com este tipo de solução.
Saber mais sobre o caso piloto
Referir que, o OPTIMUM, cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizonte 2020 e com uma duração de 3 anos, teve como principal objetivo a implementação, em pilotos reais, de soluções e propostas de melhoria da qualidade e eficiência dos sistemas de transportes, em áreas tão distintas como a cobrança dinâmica de portagens, a multi-modalidade proactiva em redes complexas de transporte urbano e a criação de sistemas de apoio a viagens transfronteiriças em autocaravana, bem como a geração de modelos de negócio que permitissem a comercialização dos resultados além dos pilotos selecionados, garantindo assim o impacto do projeto a longo prazo.
Mais informações sobre o projeto disponíveis aqui.