Visita à obra de construção da nova ligação de Mondim de Basto à EN210 em Celorico de Basto
No dia 7 de novembro decorreu uma visita à obra de construção da nova ligação de Mondim de Basto à EN210 em Celorico de Basto, que contou com intervenções do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, e com uma apresentação da obra feita pelo Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo.
Com um investimento de 7,6 milhões de euros, o empreendimento em execução, que teve início a 5 de setembro, envolve:
- Um troço inicial de 1,6 quilómetros, até à rotunda de Lordelo, como variante à EN210, e que posteriormente terá continuidade para Norte, até Corgo;
- A beneficiação da ligação a Mondim de Basto, com 2,1 quilómetros, será feita através da criação de um primeiro lanço de variante à EN304, com cerca de 1 quilómetro, e pela requalificação dos restantes 1,1 quilómetros;
- A requalificação da EN304, inclui o alargamento da plataforma para construção de uma ciclovia, ligando o centro urbano de Mondim de Basto à Ecopista do Tâmega.
A empreitada inclui ainda a construção de duas novas pontes, sobre o Rio Tâmega, com 232 metros de extensão, e sobre o Rio Veade, com 154 metros de extensão.
Ponte sobre o Rio Veade
Com uma extensão de 154 metros, largura total de 11 metros (2 passeios pedonais com 1,5m + 2 bermas com 1m + 2 faixas de rodagem com 3 m), um tabuleiro constituído por 5 vãos e Pilares de altura mínima de 12,5 metros e máxima de 28,7 metros.
Ponte sobre o Rio Tâmega
Com 232 metros de extensão de 232 metros, largura de 11 metros (ciclovia com 2,45m + um separador com 0,65 + 2 faixas de rodagem com 3m + separador com 0,30m + passeio com 1,60m), Pilares com altura mínima de 10,7 metros e máxima de 44,9 metros.
O atual traçado é fortemente condicionado pela morfologia acidentada do terreno, ocupação dispersa e sobretudo pela cota de nível de pleno armazenamento da futura albufeira da Barragem do Fridão.
A concretização desta nova ligação, prevista para o primeiro trimestre de 2020, irá encurtar a extensão do atual trajeto, de 8,6 quilómetros para 3,7 quilómetros, e permitir a redução do tempo de percurso em 15 minutos em condições de segurança reforçadas, passando dos atuais 20 minutos para apenas 5 minutos.