Intervenções Preventivas em Pavimentos
2018-10-16
A Infraestruturas de Portugal consignou recentemente um conjunto de Empreitadas do Programa " IPV 2018 – Intervenções Preventivas em Pavimentos" que abrange intervenções em cerca de 30 troços de estradas sob jurisdição da IP, num total de 234 quilómetros, ao longo de todo o território nacional.
O IPV 2018 foi concebido com base numa avaliação técnica e consiste em intervenções preventivas, mais ligeiras, efetuadas aos primeiros sinais de degradação, com o objetivo de melhorar o desempenho e prolongar o tempo de vida do pavimento, adiando a médio prazo a execução de uma ação de Conservação Periódica mais onerosa.
Assim, todas as obras têm uma tipologia de intervenção semelhante, consistindo na realização da beneficiação de cariz preventiva/curativa do pavimento, em que os trabalhos têm como principal objetivo melhorar o desempenho funcional e prolongar o tempo de vida útil do pavimento, mantendo as características geométricas da via e restringindo os trabalhos de pavimentação à plataforma existente.
As intervenções genericamente incidem também ao nível da drenagem longitudinal e transversal, assegurando melhorias de funcionamento da drenagem, quer interna quer superficial.
Na sequência dos trabalhos de pavimentação está ainda prevista a marcação rodoviária das vias, de modo a garantir a circulação com o máximo de fluidez e segurança.
O total dos 28 contratos (dos quais foram consignados 27), a desenvolver num prazo entre 45 e 90 dias, envolvem um investimento total de cerca de 14,5 milhões de euros e 14 empresas.