Linha do Tua - Estações ferroviárias com novos usos turísticos
A IP Património celebrou dois contratos de subconcessão com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros para a reutilização das estações ferroviárias de Macedo de Cavaleiros e de Azibo, na desativada Linha do Tua, para atividades turísticas.
Estima-se que a recuperação do conjunto de edificações e outros bens do domínio público ferroviário, bem como a limpeza do canal ferroviário e áreas adjacentes corresponda a um investimento global de cerca de 1,3 milhões de euros, que permitirá a instalação da sede do Geopark – Terras de Cavaleiros, de um espaço multiusos para fins preferencialmente culturais e de um albergue de apoio aos cicloturistas e abrigo para bicicletas.
As duas estações de caminho de ferro serão assim reabilitadas e aproveitadas para a criação de áreas de apoio e de informação turística para os utilizadores da ecopista projetada para o antigo canal ferroviário.
"É uma forma de podermos candidatar verbas para a requalificação do edificado e do trajeto da linha férrea", explicou o Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, durante a cerimónia de assinatura dos contratos. "Está em curso um projeto conjunto com as câmaras de Mirandela e Bragança para transformação do troço da antiga Linha do Tua numa ecopista contínua com uma extensão de 70 quilómetros e que ligará Mirandela (Carvalhais) a Bragança."
A IP Património esteve representada pelo seu Presidente, Carlos Fernandes, e pelo Vogal Nuno Neves, tendo o primeiro salientado a importância das parcerias que a IP tem vindo a realizar com os municípios para a revitalização destas zonas.