Visita do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas às obras de beneficiação da superestrutura de via na Linha de Cintura

2018-09-28

Na madrugada de 27 para 28 de setembro, foi realizada uma visita do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, às obras de beneficiação da superestrutura de via na Linha de Cintura, entre Chelas e Braço de Prata.

A acompanhar esta visita estiveram o Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, o vice-Presidente da empresa, Carlos Fernandes, tendo sido efetuada uma apresentação técnica da obra em curso pelo Diretor da Rede Ferroviária, António Viana, e pelo Gestor de Unidade de Via e Geotecnia – Centro, João Cabral.

Visita obra Linha de Cintura

A Linha de Cintura constitui uma das principais vias ferroviárias da área suburbana de Lisboa, onde circulam em média cerca de 300 comboios por dia, assegurando a interligação com todas as linhas radiais da capital, designadamente, Linhas do Norte, Sintra, Oeste, Cascais e Sul, garantindo as ligações dos comboios de passageiros de longo curso, através da Ponte 25 de Abril, bem como dos comboios de mercadorias ao Porto de Lisboa.

Face ao número de circulações no troço e à degradação generalizada dos elementos constituintes da superstrutura de via, a intervenção em curso assume especial relevância e trará impactos diretos ao nível da segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura; redução dos custos de manutenção; melhoria dos níveis de conforto e comodidade para os passageiros e redução dos níveis de ruído.

A intervenção contempla, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão;
  • Substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada;
  • Beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço;
  • Desguarnecimento mecânico com depuração de balastro, rebalastragem e ataque mecânico pesado;
  • Retificação de traçado de via, incluindo na inserção da Concordância de Xabregas;
  • Beneficiação dos atravessamentos de nível no Apeadeiro de Marvila e Estação de Chelas.

A intervenção está a ser realizada em período noturno, de forma a não afetar a circulação ferroviária. 

Atendendo à inserção urbana do troço a intervencionar foram tomadas especiais medidas no sentido de minimizar o ruído associado aos trabalhos, nomeadamente através da seleção de equipamentos de menor produção de ruído.

 

Ver aqui filme sobre a intervenção em curso

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