Steampunk no Museu Nacional Ferroviário
Nos dias 28, 29 e 30 de setembro irá realizar-se, no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, o Festival Vapor, com entrada grátis e para toda a família.
O Festival destina-se a fãs de Steampunk e apaixonados por comboios. O programa celebra o Património Ferroviário a partir da estética Steampunk, juntando os comboios à música, teatro, literatura, jogos de tabuleiro e muitas outras atividades: música, literatura, teatro, jogos, oficinas temáticas, exposições, carrocel Vitoriano, minicomboio, quadriciclos ferroviários e feira de crafts.
Pretende-se dar a conhecer a História, Memória e Património Ferroviário através de um evento inovador que reúne música, teatro, literatura e muita diversão em família. O cenário proporcionado pelo Museu Nacional Ferroviário garantirá um enquadramento estético único no país.
Este Festival nasce de uma candidatura ao Programa “Produtos Turísticos integrados de Base Intermunicipal, sendo os seus promotores o Turismo do Centro, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o Município do Entroncamento e a Fundação Museu Nacional Ferroviário.
Sendo o Steampunk um subgénero de ficção científica estilo retro futurista, no qual a tecnologia moderna avança a partir da maquinaria a vapor, o Museu Nacional Ferroviário, com a sua perspetiva singular de contar a história da Europa e do Mundo, é o local perfeito para receber este festival.
O Museu Nacional Ferroviário
O MNF – é um Museu de abrangência internacional que gere um legado com mais de 160 anos. Ocupa uma vasta área no Complexo Ferroviário do Entroncamento com vários edifícios notáveis, como é o caso das antigas oficinas de reparação de locomotivas a vapor. Tem 19 linhas ferroviárias no seu interior e uma das melhores coleções da Europa, como são exemplos o Comboio Real e o Comboio Presidencial e dezenas de outras peças, como várias magníficas locomotivas a vapor.
O cenário proporcionado pelo museu constitui o habitat natural de um festival que pretende celebrar a memória ferroviária do Entroncamento através de uma abordagem disruptiva e que convida a ver para além do óbvio.
Contactos: Fundação Museu Nacional Ferroviário, Tlf 249 130 382; email